Decolar e CVC lideram reclamações contra agências; confira
Reclame Aqui aponta Decolar.com, CVC e Submarino como líderes em volume de reclamações; Grupo Prive, Royal Holday Club e Edreams têm piores índices de solução
As reclamações contra agências e demais empresas de distribuição de viagens cresceram em 2018. De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, de janeiro a agosto deste ano foram 25.350 queixas, 11% a mais do que as 22,4 mil registradas no mesmo período do ano passado.
Dentre os cinco principais motivos estão cancelamento, compra de passagem, cobrança indevida, valor, estorno do valor pago e propaganda enganosa.
Além de apontar um aumento no volume de reclamações, o site revelou as cinco empresas de Turismo brasileiras com o maior número de queixas. Em primeiro lugar, com mais de um terço (37%) de todas elas, está a Decolar.com: foram 9,5 mil no período.
Em sequência aparecem a CVC, com 3,9 mil citações no Reclame Aqui, e a Submarino Viagens, com 3,3 mil - as duas englobadas pelo grupo CVC Corp.
Vale destacar que ao menos parte disso deve-se ao também alto volume de clientes das três empresas, que figuram entre as maiores vendedoras do País. Por isso, o Reclame Aqui revelou também outros índices, como o de respostas, soluções dos problemas e ainda a porcentagem de consumidores que voltariam a comprar com a empresa, dados usados na definição da reputação da empresa.
Confira abaixo a lista do top cinco de empresas no número de queixas entre janeiro e agosto deste ano, junto com os demais dados que definem suas respectivas reputações:
Empresa | Reclamações | Reputação | Índice de Solução | Voltaria a comprar | Índice de Resposta |
---|---|---|---|---|---|
Decolar.com | 9599 | Regular | 63,80% | 54,6 | 98,10% |
CVC | 3918 | Regular | 64,40% | 50,20% | 98,40% |
Submarino Viagens | 3368 | Bom | 78,80% | 62,50% | 98,40% |
Viajanet | 2212 | Ótimo | 85,30% | 70% | 97,60% |
WAM Brasil | 1538 | Ótimo | 91,80% | 56,60% | 100% |
MAIOR E MENOR ÍNDICE DE SOLUÇÃO
Como forma de apontar também as empresas que melhor atenderam as reclamações, o Reclame Aqui divulgou outros dois rankings, de empresas de Turismo com maior e menor índice de solução - desta vez no período de seis meses entre março e agosto deste ano.
Enquanto na lista positiva aparece a Egali Intercâmbios e a Rede Sul Turismo, na de piores cinco empresas em nível de solução das reclamações aparecem a Decolar.com e a Latam Travel; confira abaixo:
Maior índice de solução
Empresa | Reclamações | Reputação | Índice de Solução | Voltaria a comprar | Índice de Resposta |
---|---|---|---|---|---|
Passagens Promo | 140 | RA1000 (pontuação máxima do site) | 100% | 98,20% | 100% |
Rede Sul Turismo | 121 | Ótimo | 96,40% | 60,70% | 100% |
Egali Intercâmbio | 160 | Ótimo | 93,30% | 64,40% | 100% |
WAM Brasil | 1538 | Ótimo | 91,80% | 56,60% | 100% |
Plinc Turismo | 122 | Regular | 87,50% | 59,40% | 52,70% |
Menor índice de solução
Empresa | Reclamações | Reputação | Índice de Solução | Voltaria a comprar | Índice de Resposta |
---|---|---|---|---|---|
Grupo Prive | 204 | Não recomendada | 26,50% | 11,80% | 100% |
Royal Holiday Club | 144 | Não recomendada | 42,90% | 28,60% | 79,60% |
Edreams | 791 | Não recomendada | 62% | 32% | 57,10% |
Decolar.com | 9599 | Regular | 63,80% | 54,6 | 98,10% |
Latam Travel | 632 | Regular | 63,80% | 54,60% | 100% |