Abracorp pede que aéreas equilibrem variação nas tarifas domésticas
O debate aconteceu durante a Abav Travel, realizada hoje e amanhã em Águas de Lindóia (SP)
Durante a Abav Travel, que acontece hoje (30) e amanhã (31) em Águas de Lindóia (SP), o presidente executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, mediou um painel de debate com representantes das companhias aéreas Gol, Latam, Azul, Delta e Tap.
Na ocasião, o representante da Abracorp criticou a variação acentuada de tarifas domésticas e pediu um posicionamento das aéreas em relação a isso.
“É difícil explicar para o cliente por que ele paga R$ 400 em uma reserva para daqui a 4 meses e hoje paga R$ 2 mil reais. Isso deve ter um equilíbrio melhor e esse é um pedido da Abracorp. É aceitável vender três ou quatro vezes mais caro, mas nove vezes mais caro não dá para explicar para o cliente”, afirmou Tanabe durante o debate.
O gerente comercial corporativo da Gol, Anderson Wolf, destacou que essa diferença sempre existiu, lembrando da necessidade de manter o tíquete médio. “É preciso observar que a tarifa que era comprada com antecedência também subiu. E que é importante que as aéreas tenham promoções contínuas para necessidades específicas”, destaca.
O gerente comercial da Azul, Anderson Serafim, lembrou que essa é uma questão que depende do comportamento de compra e da dinâmica do mercado. “Tem público que pode pagar R$ 300 e público que pode pagar R$ 3 mil e não podemos excluir quem pode pagar R$ 300. A oferta depende de mudanças econômicas e políticas e, com base nessas variáveis, nenhuma companhia aérea pode fazer nada fixo”, destacou.
O diretor da Tap para o Brasil, Carlos Antunes, afirmou que as variações também acontecem por conta de promoções lançadas pelas aéreas. "Avião que sai com lugar vazio sai caro e as promoções são necessárias para que que ele saia cheio".
Em meio ao debate, a CEO da Unav, Inês Melo, relatou um caso que a deixou indignada.
“Em determinada ocasião, fiz seis reservas e garanti os lugares, mas no dia seguinte, a tarifa havia aumentado 30%. Achei falta de respeito e não dei prosseguimento à reserva. As companhias aéreas precisam garantir aos agentes lugar e tarifa, não tem lógica garantir o lugar e não garantir a mesma tarifa. Não dá para explicar isso para o cliente”, desabafou Inês.
O gerente de Vendas da Delta no Brasil, Danillo Barbizan, comentou que na Delta a tarifa fica gravada durante a reserva, garantindo o mesmo preço. O gerente comercial da Azul também confirmou que a aérea mantém a mesma tarifa para a reserva. O gerente de Vendas da Latam, Daniel de Almeida, se posicionou dizendo que com o NDC a garantia da tarifa por tempo estendida será mais efetiva.