Conhecer bem o perfil do cliente é essencial para as TMCs; entenda
Saiba porque no artigo escrito por Luiz Strauss, presidente da Abav-RJ e do conselho curador do Rio CVB
Por Luiz Strauss, presidente da Abav-RJ e do conselho curador do Rio CVB
O setor de Turismo no Brasil vem passando por diversas transformações ao longo dos anos, impulsionadas pelas mudanças no comportamento do consumidor e, principalmente, pelas transformações digitais que modificaram significativamente o mercado, criando oportunidades e desafios para as empresas que atuam nessa indústria.
No segmento de viagens corporativas, a pandemia acelerou muito a adoção de tecnologias que permitissem a realização de reuniões e eventos on-line, o que poderia ter gerado um impacto negativo no setor de viagens de negócios. Entretanto, os dados mostram que a crise ficou para trás.
Segundo a Abracorp, o setor de viagens corporativas no Brasil fechou 2022 com um faturamento de R$ 11,2 bilhões, apenas 1,6% inferior ao registrado em 2019, antes da pandemia de covid-19. Com a retomada das viagens de negócios, passou a ser ainda mais essencial o uso de ferramentas que oferecessem uma gestão mais eficiente e integrada das viagens dos clientes, assim como serviços personalizados e mais eficientes.
Conhecer bem o perfil do cliente do mercado de viagens corporativas é essencial para as agências que prestam serviços nesse segmento, permitindo que elas possam oferecer soluções personalizadas e assertivas. O cliente atual de uma Travel Management Company (TMC) espera por eficiência e economia, por políticas de viagem claras, por segurança e flexibilidade e precisa de soluções flexíveis que possam se adaptar às suas necessidades, permitindo alterações de última hora e outros ajustes.
Por isso, o mercado investe constantemente em plataformas e ferramentas que permitam a análise das necessidades do cliente, planejamento e reserva, gestão das despesas, suporte ao viajante e análise de dados. A inteligência artificial e o uso de chatbots e de aplicativos móveis também têm se mostrado fortes aliados quando utilizados para a análise de dados para melhorar a comunicação e para oferecer suporte em tempo real durante as viagens.
As empresas que souberam se adaptar a essas mudanças e oferecer soluções inovadoras e eficientes, mantiveram uma vantagem competitiva no mercado.
Este artigo integra a edição 1551 da Revista PANROTAS. Leia abaixo:
O setor de Turismo no Brasil vem passando por diversas transformações ao longo dos anos, impulsionadas pelas mudanças no comportamento do consumidor e, principalmente, pelas transformações digitais que modificaram significativamente o mercado, criando oportunidades e desafios para as empresas que atuam nessa indústria.
No segmento de viagens corporativas, a pandemia acelerou muito a adoção de tecnologias que permitissem a realização de reuniões e eventos on-line, o que poderia ter gerado um impacto negativo no setor de viagens de negócios. Entretanto, os dados mostram que a crise ficou para trás.
Segundo a Abracorp, o setor de viagens corporativas no Brasil fechou 2022 com um faturamento de R$ 11,2 bilhões, apenas 1,6% inferior ao registrado em 2019, antes da pandemia de covid-19. Com a retomada das viagens de negócios, passou a ser ainda mais essencial o uso de ferramentas que oferecessem uma gestão mais eficiente e integrada das viagens dos clientes, assim como serviços personalizados e mais eficientes.
Conhecer bem o perfil do cliente do mercado de viagens corporativas é essencial para as agências que prestam serviços nesse segmento, permitindo que elas possam oferecer soluções personalizadas e assertivas. O cliente atual de uma Travel Management Company (TMC) espera por eficiência e economia, por políticas de viagem claras, por segurança e flexibilidade e precisa de soluções flexíveis que possam se adaptar às suas necessidades, permitindo alterações de última hora e outros ajustes.
Por isso, o mercado investe constantemente em plataformas e ferramentas que permitam a análise das necessidades do cliente, planejamento e reserva, gestão das despesas, suporte ao viajante e análise de dados. A inteligência artificial e o uso de chatbots e de aplicativos móveis também têm se mostrado fortes aliados quando utilizados para a análise de dados para melhorar a comunicação e para oferecer suporte em tempo real durante as viagens.
As empresas que souberam se adaptar a essas mudanças e oferecer soluções inovadoras e eficientes, mantiveram uma vantagem competitiva no mercado.
Este artigo integra a edição 1551 da Revista PANROTAS. Leia abaixo: