Aeroportos de Canela e Torres (RS) estarão aptos a receber voos regulares
Aeroporto de Canela está localizado na Serra Gaúcha, bem próximo a Gramado. Já o de Torres está no litoral
A Infraero se tornou a operadora dos aeroportos de Canela e Torres, no Rio Grande do Sul, em setembro deste ano. Desde então, sua missão vem sendo habilitar os dois aeroportos para que as aéreas possam operar voos regulares, dentro da capacidade operacional dos aeroportos.
O Aeroporto de Canela estará apto para receber voos de aeronaves Grand Caravan (até 9 passageiros) e aeronaves ATR-72s (até 72 passageiros), enquanto o Aeroporto de Torres poderá receber ATR-72s (até 72 passageiros), B737s e A320s (média de 165 passageiros).
Foram feitos investimentos na pista de pouso e decolagem, nas pistas de táxi, pátio de aeronaves, em equipamentos de auxílio à navegação aérea, no terminal de passageiros, nas cercas de proteção, entre outros. Agora, só depende do sinal verde da Infraero, que deve acontecer até o fim desta semana, e do interesse das companhias aéreas.
Conversamos com o ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Milton Zuanazzi. Segundo ele, os dois equipamentos estarão aptos a receber voos regulares já no fim deste mês. O aeroporto de Canela está localizado na Serra Gaúcha, bem próximo a Gramado. Já o de Torres está no litoral do Estado.
"Torres está no litoral, pega toda a região do Geoparque, dos Cânions, podendo se tornar uma ligação turística bem interessante, já que juntaria a serra e o mar do Rio Grande do Sul a uma distância bem razoável. Muitas operadoras têm interesse em voos para Torres e depois subir de ônibus para Gramado e Canela"
Milton Zuanazzi
O Aeroporto de Torres conta com terminal de passageiros, mas o de Canela ainda não. No entanto, segundo Milton, a medida que uma demanda de voos se concretizasse para a Serra Gaúcha, o governo implementaria um terminal provisório, enquanto as obras do terminal definitivo não acabassem.
"Temos um projeto para fazer o aeroporto de Canela do zero, bonito, com terminal de passageiros, de acordo com a Serra Gaúcha, sob a responsabilidade da Infraero"
Milton Zuanazzi
O ministro destaca a importância destes dois novos aeroportos para o Estado. "Torres pode servir de aeroporto alternativo para Caxias e Porto Alegre, por exemplo, com a Infraero colocando todo o equipamento necessário para operações, como estação de meteorologia, caminhão de bombeiro, entre outros. Eu gosto da ideia da Infraero ser a grande operadora de aeroportos regionais. Pode ser o início de uma grande virada na aviação regional brasileira", complementou Zuanazzi.
Companhias ainda não tem planos para operar nestes aeroportos
Entramos em contato com Azul, Gol e Latam para saber se já há interesse das companhias em voar para um dos dois aeroportos do Rio Grande do Sul. No caso de Canela, apenas a Azul poderia voar com suas aeronaves. No caso da Latam, apenas em uma possível parceria com a Voepass.
Em contato com o Portal PANROTAS, a Azul informou que a operação no aeroporto de Canela foi suspensa, em junho deste ano, devido ao fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. "Como empresa competitiva, a Azul está sempre atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de incremento da malha. Porém, a companhia ainda não tem previsão de retornar os voos para Canela, assim como iniciar operações para o aeroporto de Torres (RS)", informou.
A Gol, por sua vez, afirmou que "sempre está avaliando oportunidades para oferecer as melhores opções de voos aos seus clientes gaúchos, porém nesse momento ainda não há previsão de operação no aeroporto de Torres".
Já a Latam, além de não responder se tem interesse em operar no Aeroporto de Torres, quando questionada sobre uma possível parceria comercial com a Voepass para operar em Canela com ATRs, informou que "nesse caso de codeshare com a Voepass, recomendamos que você procure a empresa".