Com novo voo da Gol, Danillo Barbizan dá dicas para atrair turistas à Costa Rica
Companhia aérea inaugurou operação direta de São Paulo para o país na América Central em novembro
Se a Costa Rica já era um país que agradava o turista brasileiro - 19 mil brasileiros visitaram o país em 2023, ficando em segundo lugar no ranking de visitantes - agora o destino deve ficar ainda mais atraente, visto que a Gol inaugurou uma rota direta de São Paulo para San Jose. São pouco mais de 7 horas sem escalas, com voos saindo três vezes por semana, às terças, quintas e sábados.
O diretor de Canais de Vendas da Gol, Danillo Barbizan, conversou com o Portal PANROTAS e deu dicas valiosas para os agentes de viagens ficarem afiados para a alta temporada costa-riquenha, que já está no começo. Atualmente, a aérea é a companhia brasileira com mais voos diretos para o Caribe: Aruba, Cancún e Punta Cana, além da Costa Rica. Ao todo, são 15 destinos internacionais oferecidos pela companhia, sendo 13 nas Américas.
PORTAL PANROTAS - Quais as expectativas de vendas para o voo direto da Gol para Costa Rica?
DANILLO BARBIZAN - São muito positivas. Este novo voo é um marco histórico, conectando diretamente o Brasil ao país centro-americano pela primeira vez. Sendo o único voo operado por uma companhia aérea brasileira, a Gol espera que essa exclusividade e a capacidade de oferecer conexões sem escalas atraiam muitos passageiros, tanto para turismo quanto para negócios. Além disso, podemos citar também a importância econômica para os países quando estreitamos e colocamos um voo direto. A partir daí, não apenas a demanda de turismo pode incrementar, levando a um maior consumo e impacto nos equipamentos turísticos dos dois países, mas também a abertura de possibilidades de acordos comerciais entre eles.
PANROTAS - Além da praticidade, há outros diferenciais que o voo direto para Costa Rica oferece, que faça com que o viajante que precisa economizar não escolha fazer escalas?
BARBIZAN - Sim, o voo da Gol para a Costa Rica também oferece vários diferenciais que podem atrair viajantes que buscam economia e sustentabilidade. Com horários de partida e chegada que favorecem as rápidas conexões, os mais de 5 milhões de costarricenses poderão visitar o Brasil e conhecer os maiores atrativos turísticos e culturais, como as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Belém, entre outras. Além disso, os voos são operados com o Boeing 737 Max 8, uma aeronave mais eficiente e menos poluente. Voar diretamente significa menos tempo de viagem e complicações, proporcionando uma experiência mais confortável e eficiente.
PANROTAS - Quais as apostas de atrativos para os turistas brasileiros investirem nesse destino?
BARBIZAN - A Costa Rica é um destino encantador, reconhecido por sua riqueza natural e cultural, ideal para turistas brasileiros. Com florestas, parques nacionais, praias paradisíacas, cachoeiras, corredeiras e vulcões, o país oferece diversas opções para ecoturismo e atividades ao ar livre. Cartago, a primeira capital, e San José, a atual capital, são ótimos locais para explorar a herança cultural, incluindo a tradição indígena e a arquitetura colonial. A gastronomia variada e a rica produção artesanal adicionam ainda mais charme ao destino. Além disso, a Costa Rica é mundialmente conhecida por suas práticas de Turismo sustentável, o que atrai turistas conscientes.
PANROTAS - Qual o perfil de cliente mais recorrente para esse destino e por quê?
BARBIZAN - O perfil de cliente mais recorrente para esse destino são os turistas de ecoturismo e lazer, atraídos pela riqueza natural da Costa Rica, como florestas, parques nacionais, praias, cachoeiras, vulcões e práticas de Turismo sustentável. A Costa Rica também possui grande potencial para o público corporativo, com várias grandes empresas globais sediadas na capital, San José.
PANROTAS - Como os agentes de viagens podem trabalhar viagens a negócios para esse destino?
BARBIZAN - Os agentes de viagens podem destacar a praticidade dos voos diretos da Gol, a economia de tempo, a sustentabilidade e a modernidade da aeronave para atrair viajantes a negócios. Além disso, podem promover a infraestrutura da Costa Rica para reuniões e conferências, complementada pelas atrações naturais e culturais para momentos de lazer. Além disso, temos a expectativa de oferecer uma nova opção para os grupos de Mice, viagens de grupos e de incentivo, que dialogam diretamente com o público corporativo.
Carla Furtado, especial para o Portal PANROTAS, viajou a convite da Gol