Em dia de apagão, Aeroporto de BH registra quase 150 voos afetados
No aeroporto mineiro, todos as operações impactadas pelo pane cibernético foram da Azul
Principal porta de entrada e saída do Estado de Minas Gerais, o Aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins – região metropolitana de Belo Horizonte – teve hoje (19) um dia atípico. Até as 16h, o terminal registrou 29 voos cancelados, entre chegadas e partidas, e outros 114 atrasos de operações. Todos da Azul Linhas Aéreas.
Os cancelamentos ou atrasos se deram em função de um apagão cibernético que atingiu aeroportos e companhias aéreas do mundo todo. O incidente foi relacionado à empresa de segurança digital CrowdStrike e afetou sistemas de informática em várias regiões do planeta. As falhas, que cancelaram cerca de 4,2 mil voos pelo mundo, acometeram, principalmente, terminais da Europa e Estados Unidos.
No aeroporto mineiro, a concessionária responsável pela administração informou que os sistemas não foram afetados, embora algumas companhias aéreas que operam no terminal, como é o caso da Azul, tenham sofrido com instabilidades.
Veja logo abaixo a íntegra do comunicado emitido pelo BH Airport.
"O apagão cibernético global ocorrido nesta sexta-feira não afetou os sistemas da concessionária BH Airport. Entretanto, algumas companhias aéreas sofreram indisponibilidade em seus sistemas em todo o país.
Estamos monitorando a situação e os impactos aos passageiros, em cooperação com as companhias aéreas e os órgãos do setor, a fim de minimizar os efeitos. A orientação aos passageiros é que se informem com a companhia aérea sobre a situação do seu voo e, caso viajem hoje ainda, se organizem para chegar com antecedência ao aeroporto.
Até as 16h o terminal mineiro registrou
Atrasos em
- Partidas: 54 voos | Cia Aérea: Azul
- Chegadas: 60 voos | Cia Aérea: Azul
Cancelamentos
- Partidas: 13 voos | Cia Aérea: Azul
- Chegadas: 16 voos | Cia Aérea: Azul"