Mais de 4,2 mil voos cancelados por apagão; veja situação no Exterior
Número foi atualizado às 14h de Brasília. Aqui no Brasil, felizmente, as companhias não sofreram problemas
Passageiros que acordaram nesta sexta-feira (19) para embarcar em voos ao redor do mundo se depararam com atrasos, cancelamentos e problemas no check-in logo nas primeiras horas do dia. Isto porque, como vimos aqui no Portal PANROTAS, um apagão cibernético global relacionado à empresa de segurança digital CrowdStrike afetou sistemas de informática em várias esferas no mundo todo.
Aeroportos e companhias aéreas foram pegos de surpresa por uma enorme interrupção que também acabou afetando outros setores, como bancos e empresas de comunicação social. Dos mais de 110 mil voos comerciais programados para hoje, 4.295 já foram cancelados globalmente (3,9% do total).
Aqui no Brasil, as companhias aéreas não sofrem problemas. Azul, Gol e Latam já responderam aos questionamentos do Portal PANROTAS. A Azul afirmou que voos podem sofrer atrasos. A Gol, por sua vez, afirmou que seus sistemas não sofreram impactos, enquanto a Latam recomendou a verificação de cada voo.
No entanto, como reporta a agência de notícias Reuters, em lugares nos Estados Unidos e Europa, a situação é um pouco mais delicada. Em todas as partes do mundo, aeroportos e companhias aéreas aconselham seus clientes a chegarem mais cedo do que o normal para os voos. Veja a situação dos principais países abaixo.
Anac se manifesta
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, até o momento, não há impacto significativo nas operações aéreas do país, ao contrário do registrado no restante do mundo. No Brasil, alguns operadores aéreos relataram problemas pontuais com sistemas de check-in, o que gerou atrasos pontuais em voos.
"Para evitar transtornos, a Agência orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas para verificar a situação dos voos e a chegar nos aeroportos com antecedência maior do que a usualmente recomendada pelas empresas em voos domésticos e internacionais", informou a agência
A Anac reforçou ainda que segue acompanhando a situação, em contato direto com os operadores aéreos e aeroportuários, para avaliar e minimizar eventuais prejuízos nas operações.
Veja a situação dos principais países
GLOBAL - Dos 110 mil voos comerciais programados para hoje em todo o mundo, mais de 4.200 já haviam sido cancelados até as 14h (horário de Brasília) em todo o mundo. Este número pode aumentar.
ESTADOS UNIDOS* - Há mais de 27 mil voos regulares provenientes dos Estados Unidos marcados para esta sexta-feira, que transportarão 3,7 milhões de passageiros, em voos nacionais e internacionais. No entanto, até a última atualização, 512 voos já tinham sido cancelados, o que representa 1,91% das operações.
ALEMANHA* - Ao todo, 4.386 voos estavam programados para chegar e decolar da Alemanha durante todo o dia de hoje, com até 791 mil passageiros movimentados. No entanto, já há 92 voos cancelados em todo o país até o momento. Isto não inclui voos de chegada à Alemanha provenientes do exterior.
FRANÇA* - Exatos 3.630 voos estavam programados de/para França, com até 666 mil passageiros embarcados. Destes, 28 partidas foram canceladas até o momento. Assim como a Alemanha, o número não inclui também os voos de chegada à França provenientes do exterior.
ITÁLIA* - Ao todo, 4.386 voos estavam programados de/para Itália, com até 730 mil passageiros movimentados. Até então, há 45 voos cancelados partindo do país. Assim como a Alemanha e França, o número não inclui também os voos de chegada à Itália provenientes do exterior.
ÍNDIA* - Cerca de 3.652 voos foram programados para a Índia nesta sexta-feira (19), com 56 cancelamentos até o momento. Assim como a Alemanha, França e Itália, o número não inclui também os voos de chegada à Índia provenientes do exterior.
CANADÁ* - Por fim, o Canadá tem 3.549 voos programados para hoje, com até 444 mil passageiros. Ao todo, 21 voos já foram cancelados partindo do país, o que não inclui também os voos provenientes do exterior.
*Dados divididos por países ainda são referentes ao primeiro boletim, divulgado às 07h (horário de Brasília).