Aeroportos discutem investimento de R$ 20 bilhões com Governo Federal
Ministro de Portos e Aeroportos se reuniu com as 12 principais concessionárias aeroportuárias do País
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu nesta semana com os presidentes das 12 concessionárias que administram 59 aeroportos brasileiros para discutir a alocação de R$ 20 bilhões em recursos previstos para reformas e adequações de estruturas aeroportuárias nos próximos anos.
Segundo a pasta, ações terão como foco o fortalecimento da aviação comercial, a ampliação de rotas domésticas regionais e internacionais e melhorias nos terminais. Em 2023 o setor de aviação civil no Brasil transportou mais de 112 milhões de passageiros, superando em 15% o volume transportado no ano anterior.
Entre as propostas do Ministério de Portos e Aeroportos está a criação de um grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Aviação Civil em conjunto com o Ministério, Infraero e concessionárias privadas para identificar e criar novas rotas de transporte aéreo a partir de aeroportos menores.
"No último ano, conseguimos um crescimento acima de dois dígitos na aviação. Até 2026, nosso objetivo é que a aviação brasileira transporte mais 140 milhões de passageiros"
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
Essa foi a primeira vez que o ministério se reuniu com as 12 principais concessionárias aeroportuárias do País. Além de propor novas rotas e ampliação de voos nos aeroportos regionais, o Governo Federal também pretende criar acordos para baratear os preços das passagens aéreas, incentivando mais viagens por modal aéreo no País.