Filip Calixto   |   02/10/2023 13:36

Remanejamento de voos do Santos Dumont para Galeão tem início

Ideia é distribuir melhor o fluxo de voos para o Rio, preenchendo também o aeroporto do Galeão

PANROTAS / Filip Calixto
Passageiros que passaram pelo Aeroporto Santos Dumont ontem (1) já sentiram os primeiros sinais da mudança
Passageiros que passaram pelo Aeroporto Santos Dumont ontem (1) já sentiram os primeiros sinais da mudança

Foi iniciado ontem (1) o processo de redução de voos no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, e proporcional ampliação de frequências no Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte da capital fluminense. O movimento foi definido por meio de diretrizes da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, que estabeleceu um limite máximo de dez milhões de passageiros no terminal no ano de 2023.

O movimento iniciado neste domingo, segundo informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), será realizado de maneira gradual até o ano que vem, quando ganhará maior impulso. A ideia da medida é combater o esvaziamento do terminal do Galeão.

Os voos serão remanejados automaticamente, ou trocando a partida para o Galeão ou numa rota com escala para quem já estava com a passagem comprada antes do anúncio das restrições. Cabe às companhias aéreas, segundo aponta a Anac, informar as alterações aos passageiros. Se o horário for diferente, o consumidor tem direito ao cancelamento.

Vale lembrar que somente no mês de setembro, último completo antes da efetivação da mudanças, o Santos Dumont registrou 5.028 frequências de voos (decolagens). Já para outubro, são projetadas 3.939 frequências. Para novembro, 3.548. E, para dezembro, 3.628.

Em sentido inverso, o Aeroporto Internacional do Galeão terá um aumento de frequências de voos e operará para novos destinos. Em setembro, o Galeão teve 1.902 frequências. Em outubro, projetam-se 2.443 frequências. Para novembro, 2.749. E, para o último mês do ano, 2.976.

Quando as mudanças foram anunciadas, as companhias que operam no Santos Dumont começaram a remanejar suas operações e alguns voos foram, inclusive, cancelados. Essa dinâmica de trocas e cancelamentos de operação é a principal novidade de momento, mas, para o ano que vem, o Santos Dumont terá mais restrições.

Isso porque o governo federal, atendendo a pedidos do governo estadual e da prefeitura do Rio, vai limitar o terminal a algumas rotas. A partir de janeiro, só haverá voos para um raio de no máximo 400 quilômetros. Ou seja, para São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Há um pleito no radar, segundo apurou o jornal O Globo, para que Brasília seja incluída na lista.

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