"Vamos resolver o problema do Aeroporto do Galeão", afirma ministro
Objetivo é redirecionar voos do Santos Dumont para o GIG, desafogando o fluxo de passageiros
Durante a abertura oficial da Abav Expo, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou o compromisso de investir em melhorias para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, desafogando o fluxo de voos para o Aeroporto Santos Dumont. Paralelamente, o ministro também está trabalhando pela diminuição do preço das passagens aéreas.
A pasta encabeçada por Costa Filho está em tratativa com as companhias aéreas Azul, Gol e Latam e para direcionar mais voos do aeroporto Santos Dumont para o Galeão, de forma definitiva, desafogando o intenso fluxo da principal estrutura aeroportuária do Rio de Janeiro.
"Sabemos da importância da economia do Turismo, representando 8% do PIB, mas que tem potencial para muito mais, a exemplo de países menores, como Espanha e Portugal, onde o segmento representa em torno de 15% da economia. Para potencializar esse setor, devemos investir na malha aérea, nos voos de baixo custo e, principalmente, em resolver os problemas do Aeroporto do Galeão, uma das portas de entrada para milhares de estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro. Portanto, me comprometo aqui a buscar uma solução definitiva para melhorar a infraestrutura aeroportuária do Rio de Janeiro como um todo"
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
Barateamento das passagens aéreas
Em relação ao preço das passagens aéreas, o ministro está em tratativa com as pastas do Turismo e de Minas e Energia para discutir a redução do preço do querosene de aviação, que hoje representa 40% do custo da operação das aéreas. Segundo o ministro, há também um contato com todas as companhias aéreas para que o preço baixe efetivamente se houver essa desoneração.
O barateamento das passagens aéreas em voos domésticos é um pedido do presidente Lula para fomentar o Turismo doméstico e aumentar o acesso da população às viagens aéreas. Com a proposta de reduzir em até R$ 200 a passagem para aposentados, pensionistas do INSS e empregadas domésticas, prevista para ser iniciada no final de setembro, o governo pretende oferecer cerca de 1,5 milhão de passagens a preços mais baixos por mês.
Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo