Aviação no Turismo: R$ 78 bilhões para o PIB do Brasil em 2022, diz Abear
Valor é equivalente a 0,8% do PIB brasileiro, segundo estimativa da Abear com outras entidades
No Dia Mundial do Turismo (27/09), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) revela que a aviação comercial brasileira e o seu impacto econômico na atividade turística contribuíram com R$ 78 bilhões para o Produto Interno Bruto no ano passado, ou o equivalente a 0,8% do PIB brasileiro, segundo estimativa obtida com dados e informações de fontes públicas como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Ministério do Turismo, entre outras.
As atividades turísticas impulsionadas pelo transporte aéreo colaboraram, ainda, com a geração de 995,1 mil empregos entre diretos, indiretos induzidos e catalisados, o equivalente a 1% do total de empregados no Brasil. Em termos de salários, foram R$ 34,2 bilhões no ano passado, o correspondente a 3,2% da massa salarial do País.
“Esses dados mostram que os impactos econômicos do transporte aéreo e do turismo catalisado pelas viagens aéreas estão recuperando seu vigor, após bruscas quedas registradas em 2021 e 2020. São sinais animadores para que a aviação comercial brasileira seja ainda mais resiliente e amplie sua eficiência para que possamos cada vez mais transportar mais pessoas e amplie a conectividade do país, alcançado mais destinos”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.
Programa Voar+, da Abear
Jurema também ressalta que a ABEAR tem como um de seus pilares o incentivo ao crescimento da demanda por viagens aéreas e, consequentemente, o fortalecimento da cadeia de Turismo. Nesse sentido, a ABEAR criou o Programa VOAR+, que está em sua 2ª edição, em parceria com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR).
O VOAR+ fez parcerias com as secretarias estaduais de todos os estados e o Distrito Federal. Os convidados são influenciadores digitais ou jornalistas que produzem conteúdo em seus canais sobre a experiência de voar ou sobre os destinos. O VOAR+ também conta com o apoio do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), da Resorts Brasil e da União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos). Nesta segunda edição, o Programa já levou 16 participantes, entre criadores de conteúdo e jornalistas, para 18 viagens por sete estados brasileiros. Em torno de 5,6 milhões de pessoas foram alcançadas nas redes sociais.