Quais são os 20 aeroportos mais movimentados do mundo? Veja
Tráfego aéreo crescente no Oriente Médio e na Europa impulsiona a reativação das viagens aéreas
A ForwardKeys acaba de divulgar o ranking dos 20 aeroportos mais movimentados em 2023 em termos de tráfego internacional de passageiros de saída.
Segundo a empresa, a principal diferença da classificação deste ano para a do pré-pandemia de 2019 é o movimento significativo entre os terminais europeus e do Oriente Médio e Norte da África (Mena).
Europa
Na Europa, os ganhos substanciais de classificação para Sabiha Gokcen (SAW) e Antalya (AYT) de Istambul refletem a procura contínua por destinos de “sol e praia” na Turquia, à medida que os turistas procuram uma melhor relação qualidade/preço, bem como a ascensão do Aeroporto de Istambul como um destino turístico. Além disso, Berlim Brandenburg (BER) entra pela primeira vez entre os 50 principais aeroportos em partidas internacionais, tendo substituído os aeroportos Schonefeld e Tegel da cidade – que fecharam em 2020.
Paris Orly (ORY) subiu 13 posições em comparação com 2019, em parte devido à capacidade adicional adicionada pela inauguração do novo Terminal 3 em abril de 2019. Málaga-Costa del Sol (AGP) também entra no top 50, com capacidade de assentos de saída internacional impulsionada pela abertura da nova base sazonal da EasyJet no aeroporto em 2021 e novas ligações para os EUA e Oriente Médio.
Mena
No Oriente Médio e Norte de África (Mena), Cairo International (CAI) e Jeddah (JED) apresentam ganhos significativos de classificação de 26 e 16 lugares, respetivamente, enfatizando a importância crescente da região para viagens corporativas e trânsito de longo curso, juntamente com a promoção contínua do Turismo pelos estados do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) que procuram diversificar as suas economias.
“Estes números apenas demonstram que o que estamos vendo em alguns destinos não é uma recuperação das viagens, mas uma mudança na forma como as pessoas viajam, com muitas novas oportunidades de negócio emergentes para os retalhistas e marcas considerarem na Europa e no Oriente Médio. Embora a reativação da APAC esteja demorando mais, com mudanças perceptíveis nas preferências e perfis dos viajantes, o que está impactando enormemente os principais aeroportos globais”, afirma a vice-presidente de Marcas, Varejo e Mídia da Forward Keys, Marina Giuliano.
Confira abaixo os 20 aeroportos com maior tráfego internacional de passageiros de saída em 2023.
- Dubai Airport (DXB), Dubai, Emirados Árabes Unidos
- London Heathrow Airport (LHR), Londres, Reino Unido
- Charles de Gaulle Airport (CDG), Paris, França
- Amsterdam Airport Schiphol (AMS), Amsterdã, Holanda
- Changi International Airport (SIN), Singapura
- Istanbul Airport (IST), Istambul, Turquia
- Incheon International Airport (ICN), Incheon, Coréia do Sul
- Frankfurt Airport (FRA), Frankfurt, Alemanha
- Hamad International Airport (DOH), Doha, Catar
- Adolfo Suarez Madrid-Barajas Airport (MAD), Madri, Espanha
- Hong Kong International Airport (HKG), Hong Kong
- Suvarnabhumi Airport (BKK), Bangcoc, Tailândia
- London Gatwick Airport (LGW), Londres, Reino Unido
- Taiwan Taoyuan International Airport (TPE), Taoyuan, Taiwan
- John F. Kennedy International Airport (JFK), Nova York, Estados Unidos
- Barcelona-El Prat Airport (BCN), Barcelona, Espanha
- Dublin Airport (DUB), Dublin, Irlanda
- Kuala Lumpur International Airport (KUL), Kuala Lumpur, Malásia
- Leonardo da Vinci-Fiumicino Airport (FCO), Roma, Itália
- Franz Josef Strauss Airport (MUC), Munique, Alemanha