Victor Fernandes   |   10/08/2023 18:10

Governo Lula assina portaria para migração de voos do SDU para GIG

Determinação será válida a partir de 2 de janeiro de 2024


Divulgação/SAC
Galeão passará a receber voos do Santos Dumont a partir de janeiro de 2024
Galeão passará a receber voos do Santos Dumont a partir de janeiro de 2024

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, assinou nesta quinta-feira (10) a portaria que garante a migração dos voos do Santos Dumont para o Galeão a partir de janeiro de 2024. O anúncio da assinatura foi feito durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às obras do novo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA TECH) no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

Com a determinação, que será válida a partir de 2 de janeiro do ano que vem, voos de e para o Santos Dumont ficam restritos a perímetro de 400 quilômetros, exceto aeroportos internacionais, ou seja, excluindo Guarulhos (SP) e Confins (MG). A portaria também prevê implantação de áreas de escape na pista do aeroporto, visando a segurança operacional dos voos, já que o Santos Dumont é limitado, fisicamente, pela Baía de Guanabara, em obra que faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento).

"Encontramos um formato jurídico para dar lastro a essa decisão, para que a gente possa voltar a ter no Galeão muitos voos e, nele, o maior aeroporto do Brasil. Muito feliz de assinar esse acordo, que vai possibilitar novos voos para o Rio de Janeiro, juntamente com o lançamento do Porto Maravilha. E que daqui a pouco, quando chegar o encontro do G20, que o presidente Lula possa receber os líderes aqui nessa beleza de lugar".

Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos

A retomada do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, vem sendo debatida entre os governos federal e estadual e a Prefeitura do Rio. O terminal vem funcionando com 20% da capacidade. O Galeão tem a maior pista comercial do País e capacidade para 37 milhões de passageiros por ano. Em 2022, recebeu menos de 6 milhões. Já o Santos Dumont teve mais de 10 milhões de passageiros no ano passado, no limite da operação.

Com informações do portal G1.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados