Visit Rio estreia na ILTM NA mostrando o luxo carioca
Feira de Turismo de luxo no México conta com estande do Rio de Janeiro
Carla Lencastre, especial para a PANROTAS, de Playa del Carmen (México)
Terminou nessa quinta-feira, dia 22, a décima edição da feira International Luxury Travel Market North America (ILTM NA). O encerramento marca a despedida do evento do complexo hoteleiro de Mayakoba, na ensolarada Riviera Maya. A partir de 2023 a ILTM NA será realizada nas Bahamas, no conjunto de resorts e parque aquático Baha Mar.
Durante o coquetel de encerramento, promovido por Baha Mar, Simon Mayle, diretor da feira, conversou com a PANROTAS sobre o final do ciclo mexicano: “Mudanças são boas, queremos crescer, melhor a logística. Mas a feira continuará sendo realizada da mesma maneira, apenas em outro cenário.”
Com 420 fornecedores de 60 países (inclusive do Brasil, com representantes dos hotéis Unique, Fasano, Fairmont Rio, Santa Teresa MGallery, Belmond Copacabana Palace e Belmond Cataratas), 420 compradores de mais de 150 cidades da América do Norte, e dezenas de jornalistas de cerca de dez diferentes países, o evento de 2022 reuniu em torno de 1,2 mil pessoas ao longo de quatros dias no hotel Fairmont Mayakoba.
“Fizemos uma feira 20% maior do que a de 2019”, comparou Simon Mayle.
Para o Rio de Janeiro, a última ILTM NA realizada no México teve sabor de novidade. Pela primeira vez, o Visit Rio (Rio Convention e Visitors Bureau) participou de uma ILTM. Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB, teve encontros de negócios com agentes de viagens, principalmente americanos, e, também, com jornalistas internacionais.
“O Rio já é conhecido por ser naturalmente inclusivo. Agora queremos posicionar a cidade também em um outro patamar, de consumo mais exclusivo, e investir na promoção dos atrativos para o viajante de luxo. Com isso, esperamos aumentar a arrecadação com o Turismo e colaborar para movimentar a economia em geral”, disse Roberta à PANROTAS.
Durante a ILTM NA, Roberta priorizou as reuniões de trabalho com o mercado americano: “os Estados Unidos são o nosso segundo maior mercado estrangeiro. Mas ainda há muito o que crescer. A maioria das pessoas com as quais conversei sequer sabia que a exigência de visto tinha sido suspensa. Precisamos redobrar o investimento em comunicação. Estamos sendo muito bem-recebidos. As pessoas têm vontade de conhecer o Rio.”
Além da participação no evento (que será repetida na feira de Cannes, em dezembro, a maior e mais importante do portfólio ILTM), o Visit Rio tem outra razão para comemorar: o anúncio essa semana de que a Abav vai voltar à cidade em 2023, depois de 11 anos.
“Celebramos demais o retorno da Abav para o Rio. A feira dará uma visibilidade enorme para a cidade e terá grande impacto econômico, vai fortalecer o ambiente de negócios. A expectativa é de 40 mil pessoas e uma receita estimada de US$ 36 milhões”, disse Roberta. Quem veio em 2012 e voltar em setembro de 2023 encontrará uma cidade bem diferente”.
A 50ª edição da Abav, a maior feira de turismo do mercado brasileiro e uma das maiores da América Latina, será realizada no Riocentro, de 27 a 29 de setembro de 2023.
A PANROTAS é media partner da ILTM e viaja com seguro Affinity
Terminou nessa quinta-feira, dia 22, a décima edição da feira International Luxury Travel Market North America (ILTM NA). O encerramento marca a despedida do evento do complexo hoteleiro de Mayakoba, na ensolarada Riviera Maya. A partir de 2023 a ILTM NA será realizada nas Bahamas, no conjunto de resorts e parque aquático Baha Mar.
Durante o coquetel de encerramento, promovido por Baha Mar, Simon Mayle, diretor da feira, conversou com a PANROTAS sobre o final do ciclo mexicano: “Mudanças são boas, queremos crescer, melhor a logística. Mas a feira continuará sendo realizada da mesma maneira, apenas em outro cenário.”
Com 420 fornecedores de 60 países (inclusive do Brasil, com representantes dos hotéis Unique, Fasano, Fairmont Rio, Santa Teresa MGallery, Belmond Copacabana Palace e Belmond Cataratas), 420 compradores de mais de 150 cidades da América do Norte, e dezenas de jornalistas de cerca de dez diferentes países, o evento de 2022 reuniu em torno de 1,2 mil pessoas ao longo de quatros dias no hotel Fairmont Mayakoba.
“Fizemos uma feira 20% maior do que a de 2019”, comparou Simon Mayle.
ESTREIA DO RIO DE JANEIRO
Para o Rio de Janeiro, a última ILTM NA realizada no México teve sabor de novidade. Pela primeira vez, o Visit Rio (Rio Convention e Visitors Bureau) participou de uma ILTM. Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB, teve encontros de negócios com agentes de viagens, principalmente americanos, e, também, com jornalistas internacionais.
“O Rio já é conhecido por ser naturalmente inclusivo. Agora queremos posicionar a cidade também em um outro patamar, de consumo mais exclusivo, e investir na promoção dos atrativos para o viajante de luxo. Com isso, esperamos aumentar a arrecadação com o Turismo e colaborar para movimentar a economia em geral”, disse Roberta à PANROTAS.
Durante a ILTM NA, Roberta priorizou as reuniões de trabalho com o mercado americano: “os Estados Unidos são o nosso segundo maior mercado estrangeiro. Mas ainda há muito o que crescer. A maioria das pessoas com as quais conversei sequer sabia que a exigência de visto tinha sido suspensa. Precisamos redobrar o investimento em comunicação. Estamos sendo muito bem-recebidos. As pessoas têm vontade de conhecer o Rio.”
Além da participação no evento (que será repetida na feira de Cannes, em dezembro, a maior e mais importante do portfólio ILTM), o Visit Rio tem outra razão para comemorar: o anúncio essa semana de que a Abav vai voltar à cidade em 2023, depois de 11 anos.
“Celebramos demais o retorno da Abav para o Rio. A feira dará uma visibilidade enorme para a cidade e terá grande impacto econômico, vai fortalecer o ambiente de negócios. A expectativa é de 40 mil pessoas e uma receita estimada de US$ 36 milhões”, disse Roberta. Quem veio em 2012 e voltar em setembro de 2023 encontrará uma cidade bem diferente”.
A 50ª edição da Abav, a maior feira de turismo do mercado brasileiro e uma das maiores da América Latina, será realizada no Riocentro, de 27 a 29 de setembro de 2023.
A PANROTAS é media partner da ILTM e viaja com seguro Affinity