Cultura e autenticidade: agentes avaliam famtour da Orinter para o Marrocos
Profissionais que participaram da viagem elegem surpresas e aspectos preferidos vistos nos últimos dias
MARRAKECH (MARROCOS) - A viagem organizada pela Orinter Tour & Travel e Monarch Travel, que levou 40 agentes de viagens brasileiros pelas Cidades Imperiais do Marrocos, chegou ao fim nesta sexta-feira (20), em Marrakech. Depois de uma semana de imersão cultural, histórica e gastronômica, os participantes finalizaram o roteiro com um jantar especial, compartilhando suas experiências e destacando os momentos mais marcantes.
Ao longo de sete dias, o grupo percorreu cidades como Casablanca, Rabat, Meknes, Fez e Marrakech, explorando monumentos históricos, sítios arqueológicos e a rica cultura marroquina.
O objetivo principal da viagem era capacitar os agentes a oferecer o destino Marrocos de forma mais segura e consistente ao público brasileiro. Para muitos, essa foi uma oportunidade única de vivenciar um país cheio de contrastes e autenticidade.
Surpresas e preferências dos agentes
Durante o jantar de despedida, muitos participantes compartilharam suas impressões sobre o que mais os surpreendeu no Marrocos. Entre os destaques, a diversidade cultural e o choque de costumes foram citados como pontos altos, além da autenticidade dos mercados e medinas.
Andrea Terra, da TZ Viagens Andrea Terra e da Roteiros da Terra, que se encantou pelas medinas, ressaltou a experiência sensorial.
“O cheiro do curtume, as cores, a vida nas medinas... Tudo o que parece exótico para nós é a realidade deles. Isso foi fascinante”
Andrea Terra, da TZ Viagens
Alessandra Kradich Perez, da Labastour, foi surpreendida pelos contrastes do país.
"Eu vim com a expectativa de encontrar apenas cidades antigas, com muralhas e medinas, mas fui surpreendida por cidades modernas e montanhosas, além de Casablanca, com um toque europeu e praias"
Alessandra Perez, da Labastour
Para Bianca Tessmann, da Eretur, o maior impacto veio ao vivenciar de perto as diferenças culturais e a culinária local.
"É extraordinário ver como tudo aqui é diferente, desde os costumes até a comida. Estar na medina é uma experiência gigantesca, saímos da nossa bolha"
Bianca Tessmann, da Eretur
Autenticidade marroquina
A autenticidade do Marrocos também foi um ponto bastante destacado pelos agentes. Rafaella Bodack, da Azul Premier, por exemplo, destacou a arquitetura, o estilo de vida e os muitos trabalhos manuais feitos no país.
“Tudo aqui é feito à mão, desde a arquitetura até a culinária. E apesar das diferenças, achei a comida bem próxima à nossa, só muda a forma de preparo”
Rafaella Bodack, da Azul Premier
Bia Palermo, da Your Travel Boutique, também elogiou a autenticidade das medinas e o cotidiano local.
“Por mais que seja um destino turístico, você vê que é a vida real das pessoas. As lojas e açougues que passamos são os mesmos que eles frequentam no dia a dia. Isso torna o lugar único e autêntico”
Bia Palermo, da Your Travel Boutique
Interação e aprendizado
Além das experiências culturais, a troca de conhecimentos entre os agentes também foi um dos pontos mais valorizados. Cleber Girardi, da DFG Viagens, destacou a importância dessa interação:
"A troca de experiências entre nós foi incrível. Agentes que já conheciam o destino compartilharam suas visões, enquanto outros, como eu, que estavam descobrindo tudo pela primeira vez, se beneficiaram muito dessa troca”
Cleber Girardi, da DFG Viagens
Para Paulo Fraga, da MoodTravel, a maior surpresa foi Casablanca, uma cidade que ele não esperava muito, mas que o impactou pela estrutura e cultura local.
"A receptividade do povo e a riqueza cultural de Casablanca me surpreenderam muito. Foi uma experiência fantástica"
Paulo Fraga, da MoodTravel
Surpresas positivas
Alguns agentes optaram por destacar o que consideram surpresas positivas no país africano comparando a visão que tinham do lugar ao que viram estando presentes.
Eliane Norbak, da MS Viagens e Turismo, destacou o choque cultural como uma das experiências mais marcantes de sua primeira visita ao país.
"É a minha primeira vez na África e num país muçulmano. A maior expectativa que eu tinha, além das belezas naturais e da história, era observar a relação da mulher com a sociedade. E é impressionante ver como elas se comportam e são tratadas, respeitando essa cultura que é tão diferente da nossa. Para nós, que temos hábitos tão diferentes, é um choque cultural enorme"
Eliane Norbak, da MS Viagens e Turismo
Ana Paula Guitierres Ramazzini, da Estação Amparo e uma das líderes da Integração Trade, por sua vez, ficou encantada com a riqueza dos detalhes arquitetônicos e a cultura local, especialmente em Marrakech.
"Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi poder conhecer a mesquita por dentro, a riqueza de detalhes e entender mais sobre a cultura. Aqui em Marrakech, adorei a medina, achei bem mais organizada e gostei muito da cidade"
Ana Ramazzini, da Estação Amparo
Já para João Paulo, da da Bravus Turismo, de São José dos Campos (SP), os destaques foram as cidades imperiais e a riqueza histórica.
"Casablanca e Rabat me surpreenderam bastante, mas o ponto alto do circuito, para mim, foram as mesquitas, com sua riqueza de detalhes"
João Paulo, da Bravus Turismo
Ludmila Bottini, da Flytour Bauru, também elogiou a mistura de culturas.
"O que mais gostei foi essa diversidade entre o antigo e o moderno. As cidades são muito limpas, e essa fusão cultural torna o Marrocos único"
Ludmila Bottini, da Flytour Bauru
Além disso, muitos agentes comentaram como a viagem contribuiu para aprimorar sua capacidade de vender o destino para o público brasileiro. Como explicou Ana Ramazini, "Viver a experiência do país é muito melhor para a gente conseguir fazer a venda. Agora posso montar um roteiro muito melhor para meus passageiros".
Encerramento em Marrakech
O roteiro foi finalizado em Marrakech, cidade na qual os agentes puderam explorar monumentos como o Palácio da Bahia, o Jardim Majorelle e a Praça Jamaa el-Fna.
Como destacou Fernando Trindade, da Monarch Travel, "o objetivo era mostrar o Marrocos sob uma nova perspectiva, e acredito que conseguimos surpreender os agentes, saindo do roteiro tradicional e oferecendo experiências únicas". O executivo ainda dá um conselho aos agentes participantes:
"O Marrocos é isso, gente, do caos ao luxo o tempo todo. Acho que vocês conseguiram pegar um pouco do que é o Marrocos. Eles às vezes são grossos, mas daqui a pouco são muito amorosos. Eles amam brasileiros, e isso faz parte da experiência"
Fernando Trindade, da Monarch Travel
Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter, finalizou destacando o valor da viagem: "O Marrocos, com sua diversidade e autenticidade, tem tudo para conquistar o público brasileiro".
Com a viagem concluída, os agentes de viagens retornaram ao Brasil no sábado (21) com novas perspectivas, prontos para oferecer o Marrocos como um destino que vai além dos cartões-postais, com suas histórias, cultura e surpresas inesperadas.