Com famtour, Orinter reforça parceria com o Turismo de Marrocos
Levar parceiros agentes de viagens para o país africano era um intuito da companhia há anos
MARRAKECH (MARROCOS) - Em seu último dia, depois de uma semana de atividades e seis cidades visitadas, o famtour da Orinter em Marrocos representa uma realização para a operadora brasileira.
Levar parceiros agentes de viagens para o país africano era um intuito da companhia há anos e mais de uma vez não foi possível por motivos de força maior, até que agora finalmente foi realizado, e com parceiros com alto potencial de vendas do destino.
Jorge Souza, diretor de Marketing e Novos Negócios da Orinter, recorda de como foi possível agora realizar a viagem e como ela pode ser efetiva para alavancar as vendas do destino em produtos das operadora.
"O planejamento dessa viagem começou lá atrás, em 2020. Quando iríamos realizar nosso Top Seller aqui. Deixamos tudo pronto, troféus confeccionados, convites enviados e a pandemia estourou. No começo adiamos mas o país acabou fechando, não havia previsão de quando reabriria, e decidimos cancelar"
Jorge Souza, diretor de Marketing e Novos Negócios da Orinter
Desde esse período, era um desejo da direção da empresa realizar uma premiação, um famtour ou algo do tipo no país e para que finalmente a acontecesse a perseverança foi fundamental.
Reabertura e novos desafios
Marrocos só reabriu para o turismo em 2022, e, segundo lembra o diretor, foi um dos últimos países da África a voltar a receber turistas.
"Finalmente, conseguimos retomar as negociações com o governo e com a Monarch Travel para realizar a viagem. Tudo parecia caminhar bem, até que, em outubro de 2023, enfrentamos um novo obstáculo: o terremoto. Muitos dos grupos que já estavam confirmados acabaram cancelando suas reservas por medo, o que fez com que novamente houvesse uma queda nas vendas para o destino"
Jorge Souza, diretor de Marketing e Novos Negócios da Orinter
Mesmo com esse revés, o mercado começou a se aquecer novamente no início de 2024. "Após o terremoto, foi um susto, mas, depois, os pedidos de grupos começaram a voltar. Hoje, já duplicamos os números de solicitações de grupos em comparação ao ano passado. O interesse por Marrocos está crescendo de novo, e isso nos anima muito", afirmou Souza.
A parceria com o turismo marroquino
Outro ponto crucial para a retomada, de acordo com Jorge Souza, foi o estreitamento da relação da Orinter com o Ministério do Turismo de Marrocos.
"Eles entraram com a gente em um plano de marketing robusto, e temos feito várias ações conjuntas. Participamos de feiras, como a Travel Next e o Festuris, e organizamos eventos, como o Travel Summit Europa e Destinos Exóticos. O governo tem sido um parceiro estratégico", contou, explicando como essa parceria foi fundamental para aumentar a visibilidade do destino entre os agentes de viagens e o público brasileiro.
"A cada seis meses, eles lançam campanhas focadas nas estações do ano, como primavera-verão e outono-inverno. Estamos colaborando de perto em cada uma dessas ações para garantir que o Marrocos continue a ser visto como um destino exótico, mas acessível e seguro para os brasileiros"
Jorge Souza, diretor de Marketing e Novos Negócios da Orinter
Além do apoio governamental, a Monarch Travel desempenhou um papel fundamental para que a viagem deste ano acontecesse. "Foi a Monarch que nos ajudou a colocar tudo de pé. Eles nos deram o suporte necessário, tanto no planejamento quanto na execução da viagem. Sem eles, esse sonho ainda estaria no papel", afirmou Souza.
Capacitação, segurança, planos e expectativas
O diretor de Marketing enfatizou que a viagem foi uma oportunidade única para que os agentes pudessem conhecer de perto o destino, ganhando confiança para vendê-lo. "
Alguns agentes ainda tinham medo de vender Marrocos sem conhecer. Não sabiam o que esperar do país, como era a comida, o transporte, as estradas. Esse famtour deu a eles a segurança necessária para oferecer o destino de forma mais confiante", pontuou o executivo da Orinter.
Para ele, esse tipo de experiência é fundamental para o sucesso de vendas de destinos exóticos.
"Com essa viagem, os agentes ficaram muito animados, começaram a formar grupos, e isso só aumenta o potencial de vendas. Quando eles conhecem o lugar, podem falar com propriedade, e isso gera confiança nos clientes. Foi exatamente isso que aconteceu com Marrocos. Hoje, já vemos os frutos dessa imersão"
Jorge Souza, diretor de Marketing e Novos Negócios da Orinter
O futuro também promete ainda mais crescimento. Souza revelou que a Orinter e o governo de Marrocos já estão trabalhando em um segundo plano de marketing, que começa agora em outubro e vai até o próximo ano. “Temos grandes expectativas para as próximas campanhas. A cada seis meses, renovamos as ações, e, com base nos resultados que temos visto, o interesse pelo destino só vai aumentar", afirmou.
O foco, agora, será em ampliar ainda mais a visibilidade de Marrocos como um destino exótico e desejado pelos brasileiros. "O interesse por destinos exóticos está crescendo, e Marrocos está no centro dessa tendência. Queremos aproveitar essa onda e consolidar o país como uma das principais escolhas para quem busca experiências diferenciadas", finalizou o diretor.
A PANROTAS viaja a convite da Orinter.