Filip Calixto   |   17/09/2024 17:25
Atualizada em 17/09/2024 17:47

Como vender Marrocos? Orinter e Monarch dão dicas essenciais aos agentes

País riquíssimo em cultura e com uma diversidade que atende tanto o viajante básico quanto o de luxo

PANROTAS / Filip Calixto
Construída em uma estrutura que avança sobre o mar, a Hassan II é a única mesquita em Marrocos que é acessível a não muçulmanos. Um dos símbolos do país
Construída em uma estrutura que avança sobre o mar, a Hassan II é a única mesquita em Marrocos que é acessível a não muçulmanos. Um dos símbolos do país

FEZ (MARROCOS) - Marrocos, com sua rica cultura, paisagens exóticas e história milenar, oferece aos turistas brasileiros uma oportunidade de vivenciar experiências autênticas e únicas.

Para capacitar agentes de viagens a comercializarem o destino de forma mais assertiva, a Orinter Tour & Travel e a Monarch Travel promoveram uma jornada de uma semana pelo país africano.

Durante a viagem, 40 profissionais têm a oportunidade de explorar algumas das principais cidades do Marrocos, como Casablanca, Rabat, Fez e Marrakech, todas com grande relevância cultural e histórica.

De acordo com Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter, um dos principais fatores para vender Marrocos com sucesso é oferecer opções de pacotes que se adequem a diferentes perfis de clientes. "Temos opções aqui tanto para o circuito básico, com hotéis três estrelas, quanto para o segmento de luxo, com hospedagem em hotéis cinco estrelas e roteiros privativos", afirma Vansan.

Ele explica que os pacotes privativos, que incluem serviços personalizados e guias exclusivos, são especialmente atraentes para clientes que buscam uma experiência diferenciada.

"Mesmo que seja um casal ou um grupo pequeno, como quatro ou seis pessoas, eles podem realizar o roteiro de forma privativa, com mais exclusividade. Isso proporciona uma experiência única, com um guia dedicado a eles e um atendimento mais personalizado"

Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter
PANROTAS / Filip Calixto
Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter
Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter

Conhecimento aprofundado como ponto chave

Vansan destaca que, para comercializar Marrocos com confiança, é essencial que o agente de viagens tenha conhecimento aprofundado do destino, não apenas aquele adquirido em pesquisa, mas também de experiências vividas.

“É muito difícil você conseguir realmente vender o destino apenas na pesquisa ou no Google. Você precisa vivenciar ou ter o apoio de um especialista para fazer essa venda de forma eficiente"

Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter

A capacitação dos agentes, que participaram da jornada imersiva pelo Marrocos, é parte dessa estratégia. Ao conhecerem de perto as particularidades do destino, como sua cultura, história e hospitalidade, esses profissionais podem oferecer aos seus clientes uma venda mais segura e confiante.

"A agência que conhece o destino e consegue falar com propriedade sobre ele acaba se destacando, porque acaba tendo uma opção a mais na prateleira em relação às outras que não têm esse conhecimento profundo"

Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter

Outro ponto destacado pelo diretor é que, apesar de Marrocos já ser um destino vendido no Brasil, ainda há uma grande oportunidade para as agências que desejam se diferenciar ao oferecer algo exclusivo.

“Marrocos é um destino que é vendido razoavelmente bem, mas percebemos que muitas agências ainda têm receio de vendê-lo. Para quem conhece e tem o poder de falar com propriedade, é uma grande oportunidade de oferecer algo diferente e de qualidade"

Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter
PANROTAS / Filip Calixto
Marrocos se destaca por sua rica cultura, paisagens exóticas e história milenar
Marrocos se destaca por sua rica cultura, paisagens exóticas e história milenar

Apesar do crescente interesse pelo destino, o executivo da Orinter reforça que o Marrocos não é uma escolha comum para o turista de primeira viagem.

“Dificilmente você vai vender para o passageiro que está viajando pela primeira vez. Marrocos é aquele destino que atrai o cliente que já visitou outros lugares e agora busca algo mais exótico. Não é uma viagem longa, então acaba sendo uma alternativa para quem tem menos tempo e não quer ir para a Ásia”

Eduardo Vansan, diretor comercial da Orinter

Razões para visitar e argumentos para vender

Fernando Trindade, representante da Monarch Travel, também compartilhou sua visão sobre como vender Marrocos, destacando aspectos essenciais para atrair o público brasileiro:

Razões para visitar o Marrocos:

  • Cultura rica e diversa, com forte influência árabe.
  • Arquitetura impressionante, com castelos e casas históricas.
  • Cenários variados, desde o deserto do Sahara até cidades medievais dentro das Medinas.
  • Posição geográfica estratégica, facilitando a conexão com a Europa, a apenas 13 quilômetros da Espanha.

Argumentos para vender o destino:

  • País riquíssimo em cultura e com uma diversidade que atende tanto o viajante básico quanto o de luxo.
  • Estrutura turística bem desenvolvida, com opções acessíveis e também luxuosas.
  • Proximidade com a Europa, tornando-o um destino fácil de incluir em roteiros combinados com Eurotrips.
  • Voos diretos de São Paulo para Marrocos a partir de dezembro, em cerca de 8 horas.


Além disso, Fernando recomenda enfaticamente a inclusão do deserto do Sahara nos roteiros, uma experiência considerada única e inesquecível.

PANROTAS / Filip Calixto
Jorge Souza, diretor de Marketing e Novos Negócios da Orinter, ao lado de Fernando Trindade, representante da Monarch Travel no Brasil
Jorge Souza, diretor de Marketing e Novos Negócios da Orinter, ao lado de Fernando Trindade, representante da Monarch Travel no Brasil

“Se eu pudesse indicar um roteiro para quem queira vir ao Marrocos, seria o ‘Descubra Marrocos’, que inclui as cidades imperiais e o deserto do Sahara”

Fernando Trindade, representante da Monarch Travel no Brasil

Ele ressalta que o país oferece duas principais opções de viagem: as cidades imperiais ou um roteiro completo que engloba essas cidades e o deserto, proporcionando uma experiência memorável para qualquer tipo de viajante.

A reportagem da PANROTAS viaja a convite da Orinter.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados