HotelBeds diz que ingressos vendidos pela VouPra não foram pagos
Operadora acrescenta que está tomando as medidas legais contra a VouPra

A troca de acusações entre a operadora estrangeira HotelBeds e a agência de viagens brasileira VouPra, iniciada há dois meses, volta a acontecer nesta semana. A HotelBeds lançou hoje um comunicado acusando a VouPra de calote no repasse de valores de ingressos para parques em Orlando e outros produtos vendidos por meio de seu sistema.
- Em 1º de fevereiro, a HotelBeds passou a cancelar tíquetes de clientes da VouPra alegando falta de pagamento da agência brasileira. A maioria dos produtos era ingressos de parques temáticos em Orlando.
- Naquele mês, clientes da VouPra relataram que estavam sendo barrados na porta dos parques temáticos. Ao protestar com a VouPra, a agência de viagens alegava que a culpa era da HotelBeds e dizia que uma força-tarefa estava sendo feita para resolver o problema e seus clientes.
- Acusações de um lado e de outro seguiram. A VouPra diz que foi pega de surpresa com o cancelamento de ingressos por parte da HotelBeds e chegou a pedir intervenção do Procon para honrar os ingressos. À época, a agência brasileira dizia que tinha 16 mil ingressos adquiridos com a HotelBeds que precisariam ser honrados.
- Dois meses se passaram e o relato dos consumidores da VouPra ouvidos pelo Portal PANROTAS era de que estavam conseguindo acessar os parques da Disney e da Universal. Não se sabe quem honrou, se foram os próprios fornecedores, a VouPra ou a HotelBeds. Os parques não se manifestaram ao Portal PANROTAS sobre o caso.
- Agora, a HotelBeds emitiu um novo comunicado alertando os consumidores que a partir de hoje (8) todos os produtos vendidos pela VouPra por meio da operadora não foram pagos. A operadora estrangeira ainda comunica que criou uma central de atendimento para atender os clientes e que vai à Justiça contra a VouPra.
Leia o comunicado da HotelBeds enviado nesta terça (8):
A Hotelbeds, uma operadora global de produtos de viagem para agências de viagens, anuncia nesta terça-feira (08/04) que todos os produtos vendidos pela VouPra para parques temáticos, aluguel de carros, hotéis e outras atividades para uso a partir de 8 de abril de 2025 não foram pagos pela agência.
Apesar dos diversos pedidos de pagamento realizados nos últimos meses, a Voupra não cumpriu com suas obrigações contratuais. Clientes que adquiriram tais produtos devem agir com cautela para evitar frustrações em suas viagens.
A Hotelbeds não realiza vendas diretas aos consumidores e, portanto, não tem o contato direto dos viajantes afetados. Contudo, para prestar assistência aos clientes da Voupra, a Hotelbeds criou uma central de atendimento dedicada por meio do +551131975061.
Também recomenda-se que clientes da Voupra entrem em contato direto com a agência de turismo para buscar soluções, além de solicitar o reembolso ou o cancelamento das operações financeiras diretamente com seus bancos ou operadoras de cartão de crédito.
A Hotelbeds está tomando as medidas legais contra a Voupra pelo não cumprimento de suas obrigações contratuais. A empresa também está incentivando as autoridades brasileiras a tomarem medidas imediatas para evitar novos danos aos consumidores.
Resposta da VouPra
A VouPra enviou ao Portal PANROTAS às 17h19 uma resposta sobre o caso. Nela, acusa a HotelBeds de ter se recusado a negociar com a agência brasileira. Leia na íntegra:
A VouPra informa que envidou todas as tentativas para chegar a uma composição com a Hotelbeds, que, no entanto, se recusou a participar de qualquer negociação.
A VouPra entende que a Hotelbeds foi a causadora de todo o problema, uma vez que foi ela, sozinha, quem, abruptamente, sem amparo na lei ou no contrato que regia a relação entre as partes, impediu a VouPra de acessar seus sistemas e promoveu o cancelamento de uma quantidade de ingressos desconhecida pela Voupra, atingindo os consumidores, sem que a VouPra pudesse saber quais ingressos tinham sido afetados.
Desde o início dos problemas causados pela Hotelbeds, a VouPra procurou os órgãos de defesa do consumidor e vem mantendo interlocução com essas autoridades. Por fim, cabe dizer que os clientes receberam os ingressos e puderam ativá-los nas respectivas plataformas dos parques, sendo irregular qualquer atitude da Hotelbeds para impedir os clientes de usarem os seus ingressos.
Diante das seguidas manifestações da Hotelbeds, recusando a possibilidade de negociação, a VouPra também judicializou a questão e acredita que a Hotelbeds deverá ser condenada ao ressarcimento de todos os danos causados à VouPra e aos clientes.