Após abandonar escritório e sem acordo com Senacon, Hurb demite cerca de 250 funcionários
Número de colaboradores desligados representa 35% do quadro total
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Em meio a dívidas com milhares de brasileiros e ainda a espera de um acordo com a Senacon, que deveria ter sido fechado em outubro de 2024 para que as negociações com credores possa ter início, o Hurb, além de ter fechado o escritório no Rio de Janeiro e retirado rapidamente seus bens, anunciou a demissão de 250 pessoas.
"Comunico a redução do nosso quadro de funcionários. Nos despedimos de cerca de 250 colegas, o que corresponde a 35% da nossa equipe"
João Ricardo Mendes, CEO do Hurb
Dezenas de colaboradores já se manifestaram nas redes sociais sobre suas demissões. Entre lembranças e manifestações, muitos estão como os clientes lesados: sem receber. Há profissionais que só receberam parte do salário de janeiro e ainda não viram a cor do dinheiro da rescisão.
Já segundo João, a postergação da assinatura de um TAC crucial por parte de órgãos governamentais, motivada por interesses políticos, prejudicou a recuperação da empresa. E, enquanto deve milhares de pessoas, João Ricardo Mendes afirmou que "o foco agora é oferecer opções de viagens mais seguras"
O Hurb acumula mais de R$ 100 milhões de dívidas e mais de 34 mil processos na justiça. Enquanto isso, segue vendendo pacotes, destacando "vantagens" em seu blog e aguardando o acordo com o Senacon que é considerado fundamental para que o Hurb possa lançar sua plataforma de negociação com clientes lesados e assim reembolsá-los pelos cancelamentos de viagens.
Em nota divulgada em setembro, o Hurb afirmou que estava trabalhando com o prazo de outubro, citando ajustes finais nos termos do acordo junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Só que o ano de 2024 já passou e a única parte do acordo ainda não firmada é justamente o Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
Comunicado Hurb
"Diante do momento desafiador que atravessa, o Hurb – empresa brasileira com 13 anos de mercado – vem implementando mudanças como parte da reestruturação da companhia. Para garantir a continuidade dos negócios, diversas medidas que visam a otimização dos recursos estão sendo adotadas, incluindo a readequação do quadro de colaboradores.
'Nas últimas semanas, precisei tomar uma decisão extremamente difícil: a redução do nosso quadro de funcionários. As mudanças no mercado de viagens foram profundas e duradouras, e para garantir a longevidade do Hurb, foi preciso uma estratégia mais enxuta e eficiente', afirma João Ricardo Mendes, CEO da empresa.
Decisões assim são difíceis e a empresa lamenta a necessidade de tomá-las, mas reforça que são medidas essenciais para superar o cenário atual e retomar suas operações de forma estável. No mais, o Hurb expressa sua gratidão pela dedicação dos profissionais que passaram pela companhia.
'O momento desafiador trouxe clareza do que realmente importa. Agradeço a cada um de vocês que, mesmo diante das adversidades, demonstraram resiliência, força e união', completa João Ricardo.
O Hurb frisa que, em prol da escuta ativa e cuidado com seus públicos, está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas através de um dos seus canais oficiais de atendimento, conforme indicado na Central de Ajuda, por meio de formulário de atendimento e e-mail. No momento, os prazos de resposta podem sofrer alterações, mas a empresa segue comprometida a oferecer atendimento para cada necessidade".