Diretor da Decolar reforça caminho trilhado da empresa no Brasil: omnicanal
Com IA e lojas físicas, empresa mira rentabilização e diversificação das vendas
Ao mesmo tempo em que inicia sua expansão de lojas físicas, o Grupo Despegar (Decolar no Brasil) inaugura um novo assistente virtual com inteligência artificial associado às suas plataformas digitais. Tal combinação pode parecer, a um olhar desavisado, estratégias conflitantes, mas são na verdade parte de uma estratégia coordenada de crescimento cujo foco se resume a uma palavra: omnicanalidade - a integração de vários canais de venda em uma jornada unificada e coerente.
"A partir da compra da BestDay e Falabella, começamos a ficar cara a cara com o cliente. Enquanto isso fortalecemos nosso aplicativo, que melhora a experiência do cliente e já representa quase metade das nossas vendas. E agora estamos expandindo as lojas no Brasil, vendo que parte do público muitas vezes começa sua interação num canal e termina em outro", explica Alex Todres, diretor geral do Grupo Decolar no Brasil, durante o Fórum PANROTAS 2024.
Segundo o executivo, ao multiplicar as possibilidades de atendimento, a Decolar mostra que "a proposta completa de atendimento é nosso diferencial". E tal caminho é facilitado pela experiência que a empresa já possui em décadas de vida digital, com dados de hábitos de consumo de seus milhões de clientes.
Experiência completa
Com as novidades recentes, em lojas e IA, a Decolar visa rentabilizar e personalizar suas vendas, já que, na visão da empresa, ambos os recursos permitem a agregação de mais produtos numa mesma venda. Não se limitar à venda de aéreo é um objetivo central para o grupo, segundo o diretor geral.
"A IA permite ao cliente fazer a consulta por uma viagem de acordo com suas preferências. Em vez de escolher simplesmente o destino e as datas de ida e volta numa barra de pesquisa, ele pode inserir suas preferências, como uma praia de surfe, em épocas mais baratas, e com outros aspectos que lhe agradem", diz Todres.
Por outro lado, complementa, as lojas físicas possibilitam a venda de "produtos mais completos e mais complexos, como um circuito europeu com os voos e mais seguro viagem", exemplifica. Isso, somado à confiança que a uma marca conhecida como a Decolar traz, diz Todres, pode fazer a diferença a favor da empresa.
Hoje são 11 as lojas físicas da Decolar. A expansão desse número vai mirar grandes praças e "os melhores pontos", permitindo à empresa clientes que ela não alcançava com os meios digitais. As novas unidades serão próprias, embora planos para abrir operações a franqueados sejam considerados para o futuro.
Por Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS