HotelDO anuncia carteira virtual para agentes de viagens
Braço B2B da Decolar aposta que solução traz agilidade e chance de agentes rentabilizarem vendas
Durante o primeiro dia do Fórum PANROTAS 2024, a HotelDO, braço B2B do Grupo Despegar (Decolar), anunciou uma novidade para os agentes de viagens que utilizam sua plataforma: uma carteira digital, com a qual o profissional poderá cancelar reservas e usar o crédito daquela transação para novas compras - sem precisar esperar os prazos, muitas vezes longos, que processos de estorno podem levar.
"Isso vai permitir ao agente de viagens manter o cliente, e quem sabe até rentabilizar melhor essa venda, na hora de usar realmente o valor. Se ele consegue enxergar uma condição melhor de venda, algum produto que acabou de entrar em desconto por exemplo, ele pode ofertar ao cliente, cancelar a reserva e comprar algo de valor superior", explica Marcio Nogueira, diretor comercial da HotelDO, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.
Com o novo recurso, que entra no ar "nos próximos dias", segundo ele, a HotelDO espera manter cada vez mais o agente de viagens em sua plataforma. Hoje, diz, já são sete mil agências de viagens e 13 mil profissionais cadastrados. E a intenção é chegar a 8,4 mil empresas ainda em 2024.
"Confiamos que os agentes de viagens enxerga cada vez mais a HotelDO como uma empresa de confiança, que alia a tecnologia, inventário e conhecimento que a Decolar já tem em sua trajetória no B2C, com a nossa expertise, que traz algo completo para o trabalho dele", aposta o diretor.
Outro esforço da companhia visando o agente de viagens está nos treinamentos e demais capacitações: a HotelDO já tem 20 famtours agendados para este ano - o próximo deles acontece já em abril deste ano, em Orlando (Estados Unidos). Mas há a chance de ainda mais dessas ações acontecerem neste ano, diz Nogueira.
HotelDO one-stop-shop
Segundo o diretor comercial, a HotelDO vem avançando a passos largos - o crescimento da unidade foi de 150% em 2023 - fazendo com que o B2B cresça em importância para a Decolar. Em termos de produtos, o próximo passo para seguir nessa trajetória, afirma ele, será intensificar as vendas de outros segmentos, como o aéreo.
"Nosso principal objetivo é transformar nossa plataforma em uma one-stop shop, em que o agente de viagens tenha todas as verticais ativas. Nossa aposta inicial para isso é o aéreo, figurando como um consolidador. Esperamos neste ano ficar entre os 20 maiores players do Brasil nesse segmento, e já crescemos 250% nas vendas em janeiro deste ano, comparando com o mesmo mês do ano passado", diz o executivo.
Além do aéreo, a diversificação de produtos deve contar com a inclusão de cruzeiros, seguros e aluguel de carros, diz Marcio Nogueira.
Por Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS