Victor Fernandes   |   20/03/2024 16:09
Atualizada em 21/03/2024 17:51

Abav endossa repúdio à American Airlines com mais 10 países

Documento condena a decisão da aérea de excluir agências e operadoras da emissão de milhas


PANROTAS / Emerson Souza
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

A Abav Nacional assinou hoje (20) uma declaração pública do Folatur (Fórum Latino Americano de Turismo), uma organização que representa agências de viagens e operadoras na América Latina. Nela, representou o Brasil junto a mais dez associações dos seguintes países: México, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Uruguai, Argentina e Venezuela.

O documento, em inglês e espanhol, repudia a decisão da American Airlines de excluir agências e operadoras da emissão de milhas e pontos acumulados do programa de fidelidade AAdvantage, a menos que sejam consideradas preferenciais pela aérea. Movimento das associações que defendem as agências de viagens da América Latina segue combate recente de associação equivalente à Abav Nacional dos Estados Unidos.

"Ninguém é e poderia ser contra melhorias tecnológicas; o Folatur apenas se opõe às práticas anticompetitivas que discriminam o canal de distribuição independente e indireto, ameaçando a oferta simultânea de todas as alternativas de transporte aéreo para passageiros, com grande prejuízo para eles".

Declaração da Abav Nacional e Folatur

"Se tais medidas não forem desencorajadas, a American Airlines continuará com seu padrão cada vez mais discriminatório, e outras companhias aéreas no mercado oligopolista de transporte aéreo certamente seguirão estas práticas, a menos que o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, finalmente, intervenha para restabelecer a competitividade, restaurando o acesso total aos inventários e proibindo práticas discriminatórias como taxas nos GDS ou com milhas concedidas sob programas de fidelidade condicionadas ao uso do sistema NDC da American Airlines. Tanto os passageiros das aéreas nos mercados dos Estados Unidos, quanto nos estrangeiros, estão e serão cada vez mais afetados negativamente por essas práticas comerciais anticompetitivas”, segue o texto.

Confira o documento completo em inglês ou espanhol.

Protestos contra American no Brasil e na Argentina

A estratégia de distribuição da American Airlines já recebeu outros protestos no País e também na Argentina. A Abracorp, associação das agências de viagens corporativas do Brasil, por exemplo, foi uma das entidades a reclamar. "Afirmar que comprar diretamente da American Airlines proporciona a melhor experiência de viagem é uma simplificação perigosa".

O comunicado na íntegra você vê aqui. E o da Fenactur, associação que também protesta, você vê aqui.

Já a "Abav argentina", Faevyt, diz que irá à justiça caso a companhia aérea norte-americana não reveja as mudanças prometidas.

American Airlines responde à carta de repúdio

Um dia depois do repúdio expressado por Abav e Foletur, a American Airlines respondeu as entidades. A companhia aérea as acusa de promover a desinformação e com entendimentos antiquados sobre distribuição. Leia a carta da American Airlines.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados