Abracorp sobre American: "É perigoso afirmar que compra direta é melhor"
Para a entidade, a excelência na experiência de viagem vai além da conveniência do gerenciamento on-line
A American Airlines anunciou recentemente mudanças na forma como os clientes ganham milhas AAdvantage e pontos de fidelidade em voos. A alteração, segundo a companhia aérea, incentiva a compra direta, por meio do site da empresa, e facilita o gerenciamento das viagens e dos créditos.
No entanto, a medida vem repercutindo no trade de maneira alarmante, já que a mudança cria também uma lista de agências preferenciais para realizar a compra de passagens. A Fenactur se pronunciou sobre o assunto, afirmando que as regras desrespeitam a proteção do consumidor e a promoção da concorrência leal previstas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Agora, a Abracorp envia um comunicado ao mercado, dizendo que "afirmar que comprar diretamente da American Airlines proporciona a melhor experiência de viagem é uma simplificação perigosa".
Confira o comunicado da Abracorp abaixo.
"Recentemente, American Airlines tem enviado comunicações aos seus clientes incentivando a compra direta através de seu site, destacando supostas vantagens, como a facilidade de gerenciar a viagem on-line e receber créditos de viagem por voos cancelados. No entanto, é crucial examinar essas alegações de perto, pois elas representam apenas uma parte da equação e, muitas vezes, não refletem a realidade da experiência do passageiro, além de trazer danos à governança das empresas, que, no final do dia, são as investidoras das viagens corporativas.
Afirmar que comprar diretamente da American Airlines proporciona a melhor experiência de viagem é uma simplificação perigosa. A verdadeira excelência na experiência de viagem vai além da conveniência do gerenciamento on-line que os canais indiretos também podem oferecer. Envolve principalmente a liberdade de comparar preços e opções entre várias companhias aéreas, sem viés. Significa ter acesso a um suporte atencioso e humano durante todo o processo de compra e, mais importante ainda, ter a garantia de assistência eficiente em caso de imprevistos durante a viagem.
Ao enfrentar um voo cancelado pela própria American Airlines e tentar resolver a situação no aeroporto, muitos passageiros são confrontados com a dura realidade de uma experiência longe de ser agradável.
A promessa de créditos automáticos na conta do passageiro não é suficiente quando o que se deseja é simplesmente chegar ao destino conforme planejado. O que os passageiros realmente precisam são soluções imediatas e eficazes, como serem acomodados em um próximo voo da própria companhia ou de outra operadora, que a American não fará.
A liberdade de escolha é fundamental. Enquanto a American Airlines pode optar por uma estratégia de venda direta, nós, agentes de viagens intermediários, temos o dever de informar aos viajantes que comprar diretamente não garante a melhor experiência, preço ou serviço. Existem inúmeras opções de voos e companhias aéreas para os Estados Unidos, muitas das quais oferecem serviços equivalentes ou superiores aos da American Airlines, com índices de pontualidade e cancelamento comprovadamente melhores, além de um custo-benefício igualmente competitivo ou até melhor.
No fim das contas, a decisão cabe ao viajante e à empresa que adquire os bilhetes. No entanto, é nosso papel destacar que, para uma experiência de viagem verdadeiramente excepcional, é essencial considerar todas as opções disponíveis, em vez de se limitar à compra direta. Afinal, a melhor escolha é aquela que atende às necessidades individuais e corporativas de cada passageiro, com a garantia do excelente serviço."