Empresa do grupo 123Milhas, HotMilhas suspende venda de milhas em seu site
Mais uma etapa na crise do grupo, agora afetando o negócio de venda de milhas
O site da HotMilhas, do grupo 123Milhas, está apenas com um aviso grande: Atenção! As vendas de milhas estão temporariamente suspensas.
A empresa faz parte do grupo 123Milhas, cujos sócios controladores também capitanearam a fusão, no ano passado, da 123 com a MaxMilhas. Apesar da fusão, divulgada amplamente pelo grupo, as marcas seguiram operando independentemente e tendo a emissão de bilhetes com milhas como um de seus pilares.
Depois desse anúncio da HotMilhas vê-se que não apenas o segmento de passagens flexíveis está em crise, mas o próprio negócio de venda de milhas está passando por um momento desastroso. Em entrevista à PANROTAS, o CEO da Latam, Jerome Cadier, havia dito que são dois negócios ruins para o setor: as viagens flexíveis por serem uma loteria e a venda de milhas por ser contrário ao regulamento dos programas de fidelidade.
O mercado aguarda para amanhã anúncio do grupo para tentar sair dessa crise e o fechamento temporário da HotMilhas pode ser indício que esse caminho já foi escolhido.
O trade está apreensivo, pois a 123Milhas, que tinha previsão de vender R$ 8 bilhões este ano, contando todas as marcas, e que já embarcou mais de 15 milhões de clientes desde 2017, é um grande cliente de várias empresas de Turismo (de consolidadores a hotéis).
A crise das viagens flexíveis se deu primeiramente com a Hurb, mas já desde 2022 havia muitas queixas no ReclameAqui para as duas marcas, Hurb e 123Milhas (esta tem mais de 20 mil reclamações nos últimos seis meses).
Este mês, a 123Milhas resolveu cancelar os embarques de viagens flexíveis já vendidas, de setembro a dezembro, causando uma reação imediata de consumidores, Procon e governo federal, que não apenas iniciou investigação como suspendeu o Cadastur da empresa. A CPI das Pirâmides Financeiras convocou os sócios controladores da 123Milhas, Ramiro e Augusto Madureira, para depoimento na próxima terça-feira. Também já houve bloqueio de recursos da empresa para pagamento a consumidores.
Será uma semana tensa no setor, já que a 123Milhas ainda não divulgou quantos passageiros já foram e quantos podem ser afetados pela crise da empresa.