123Milhas é o 4º site de Turismo mais acessado no Brasil; veja ranking
Levantamento é da plataforma de gerenciamento de visibilidade on-line Semrush; veja outros dados
Diante do cenário de crise da Hurb no primeiro semestre e agora da 123Milhas, para entender como está o setor de Turismo em 2023, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade on-line, monitorou como foram as buscas dos brasileiros na internet relacionadas a termos de viagens entre julho de 2019 e junho deste ano.
De acordo com a pesquisa, os termos relacionados a promoções cresceram nos últimos quatro anos. Em julho de 2019, o termo “passagens aéreas baratas” foi pesquisado 165 mil vezes na internet. Já, em junho de 2023, o número saltou para 301 mil, registrando um crescimento de 82.4%.
Outra palavra-chave que ganhou destaque foi “pacotes de viagens em promoção”, que aumentou 125%, saindo de 2,5 mil para 5,4 mil. No entanto, a procura por “pacote de viagens”, sem a especificação da promoção, diminuiu 32,9% no período, caindo de 246 mil para 165 mil.
Além das buscas dos brasileiros, a Semrush também monitorou o tráfego dos principais sites de Turismo do Brasil entre junho de 2022 e junho deste ano.
Confira o ranking dos 10 sites do setor mais acessados mensalmente pelos brasileiros:
- Booking - 15,33 milhões de visitas mensais;
- Latam Airlines - 12,69 milhões de visitas mensais;
- TripAdvisor - 11,62 milhões de visitas mensais;
- 123Milhas - 8,12 milhões de visitas mensais;
- Voe Azul - 6,89 milhões de visitas mensais;
- Voe Gol - 6,41 milhões de visitas mensais;
- ClickBus - 6,35 milhões de visitas mensais;
- Localiza - 5,38 milhões de visitas mensais;
- Airbnb - 5,13 milhões de visitas mensais;
- Melhores Destinos - 4,95 milhões de visitas mensais.
Note-se que o Hurb sumiu do Top 10. A Semrush também analisou o perfil do público que procura por viagens, assim como o canal utilizado. Segundo a empresa, dos 82,9 milhões de visitas aos dez principais sites, 66,6 milhões o fizeram por dispositivos móveis, ou seja, 80,34% de todo o acesso aos sites foi feito pelo celular.
Em relação à idade dos visitantes, os jovens adultos saíram na frente: 32,22% das visitas foram feitas por pessoas de 25 a 34 anos. Já o gênero afetou pouco o índice de acessos. Enquanto as mulheres representaram 50,37% das visitas, os homens foram responsáveis por 49,63%.
“A maioria esmagadora dos acessos aos principais sites sendo feitos por meio de dispositivos móveis revela que a conveniência e mobilidade se tornaram elementos essenciais para os viajantes modernos. Ter presença digital eficiente é requisito básico para engajar com a nova audiência e competir no mercado. A liderança dos jovens adultos também demonstra a influência dessa faixa etária na indústria do Turismo. Vale lembrar que essa geração já tem raízes educacionais no digital e é natural tomar decisões on-line. Estamos diante de uma nova realidade de viagens, moldada pela conectividade e diversidade de públicos”, explica o líder de Marketing da Semrush, Erich Casagrande.