Bruno Hazov   |   17/11/2023 16:51
Atualizada em 17/11/2023 16:53

Projeto cria política nacional para incentivar Turismo rural

PL visa fortalecer empreendimentos turísticos de base familiar e comunitária no meio rural


Câmara dos Deputados/Pablo Valadares
Projeto é de autoria do deputado Samuel Viana (PL-MG)
Projeto é de autoria do deputado Samuel Viana (PL-MG)

O Projeto de Lei 2475/23 cria a Política Nacional de Incentivo ao Turismo Rural para fortalecer empreendimentos turísticos de base familiar e comunitária no meio rural. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

Estão entre os instrumentos previstos para incentivar o Turismo rural:

  • inventário atualizado de empreendimentos de Turismo rural, rotas turísticas, atrativos naturais, culturais, esportivos, gastronômicos e demais pontos de interesse;
  • oferta de crédito para investimentos e para capital de giro;
  • divulgação de eventos culturais e de atrativos naturais relacionados ao Turismo rural;
  • disponibilização de recursos e equipamentos para a ampliação e conservação de estradas e demais vias rurais, entre outros.


Diversificação econômica

“Espera-se que o Turismo ajude a diversificar a economia das áreas rurais, que muitas vezes dependem exclusivamente de empregos gerados diretamente na agricultura e na pecuária, atividades que vêm reduzindo postos de trabalho em razão da crescente mecanização e automação da produção”, observa o autor do projeto, deputado Samuel Viana (PL-MG).

O projeto determina ainda que a administração pública deverá gerenciar o acesso de turistas por caminhos, trilhas, travessias e escaladas que conduzam a serras, paredes rochosas, rios, cachoeiras, lagos, cavernas, matas, pradarias e outros sítios de grande beleza cênica ou de interesse para a visitação.

Tramitação

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

DA Agência Câmara de Notícias

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados