Victor Fernandes   |   13/03/2023 10:18
Atualizada em 13/03/2023 10:19

Arábia Saudita terá nova companhia aérea: Riyadh Air

A nova aérea saudita se chamará Riyadh Air, anunciou o príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman

Abaca Press / Alamy Stock Photo
Anúncio foi feito pelo príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman
Anúncio foi feito pelo príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman
Riyadh Air é a nova companhia aérea da Arábia Saudita, anunciou o príncipe herdeiro do país, Mohammad bin Salman, ontem (12). Lançando formalmente a nova companhia aérea na capital saudita, ele disse que seria uma subsidiária integral da organização de riqueza soberana do país, o Fundo de Investimento Público (PIF).

O ex-CEO do Etihad Airways Group, Tony Douglas, foi nomeado CEO; enquanto Yasir Al-Rumayyan, governador do PIF, será o presidente. A alta administração da companhia aérea incluirá especialistas sauditas e internacionais, acrescentou o príncipe Mohammad bin Salman.

O anúncio não mencionou prazos para estabelecer a nova operadora, nem detalhes de seu equipamento ou rede de rotas. Também não houve nenhuma palavra sobre como a atual companhia aérea, a Saudia, se encaixa no cenário de aviação em mudança do país.

A Arábia Saudita tem um vasto plano mestre, Visão 2030, para diversificar a economia do país longe dos hidrocarbonetos. Parte disso envolve o desenvolvimento do país em um importante destino turístico e o desenvolvimento do Aeroporto Internacional Rei Salman de Riad em um hub de conectividade, semelhante ao de Dubai ou Doha.

Diz-se que o PIF está preparado para investir US$ 30 bilhões na Riyadh Air para estabelecer a companhia aérea, que deve servir 100 destinos até 2030.

Anunciando a Riyadh Air, o príncipe herdeiro disse que a nova transportadora nacional alavancaria a localização geográfica estratégica da Arábia Saudita entre Ásia, África e Europa, permitindo que Riad se tornasse um destino global para transporte, comércio e Turismo.

Ele acrescentou que a companhia aérea deve adicionar US$ 20 bilhões ao crescimento do PIB não petrolífero e criar mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.

Como uma subsidiária integral da PIF, a nova companhia aérea nacional se beneficiará da experiência em investimentos e capacidades financeiras da PIF, enquanto expande as operações da empresa para se tornar uma transportadora nacional líder. A nova companhia aérea nacional representa o mais recente investimento da PIF no setor, juntamente com o recém-anunciado masterplan do Aeroporto Internacional King Salman.

Com informações do portal Aviation Week.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados