Preço médio das passagens aéreas no Brasil bate recorde em 2023
Alta acumulada dos bilhetes é de 35,24% neste ano; valor médio em setembro foi de R$ 747
Um levantamernto da Anac mostrou que a média mensal das passagens aéreas em setembro chegou ao seu maior valor desde 2010 (quando se iniciou o monitoramento), por conta da alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nesse período, o preço médio das passagens foi de R$ 747,66.
O levantamento foi feito a pedido do Portal G1, que analisou, junto ao órgão nacional de aviação civil, que a tendência para os próximos meses é de um aumento ainda maior. Considerando os resultados do ano, a alta acumulada das passagens aéreas é de 35,24% em 2023.
Mesmo com a queda no preço do querosene de aviação (QAV) em relação ao ano passado, além da estabilização do dólar, o endividamento das empresas segue como fator principal da alta nos preços. Segundo a Abear, os impactos da pandemia ainda estão regendo o valor das passagens, uma vez que as principais companhias aéreas apresentaram queda significativa no faturamento nos meses de lockdown.
Programa Voa Brasil
O Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com o Ministério do Turismo, está em tratativa com as principais companhias aéreas para reduzir o valor das passagens, como parte do programa "Voa Brasil". O pedido por passagens mais em conta foi feito pelo presidente Lula para incentivar viagens domésticas e democratizar o acesso de múltiplas classes sociais às viagens de avião.