Bruno Hazov   |   14/09/2023 16:15

Aeroporto de Juazeiro do Norte é reinaugurado com dobro da capacidade

Revitalização do equipamento faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2 bilhões da concessionária

Divulgação
Aeroporto Internacional de Juazeiro do Norte mais que dobrou de tamanho e capacidade operacional
Aeroporto Internacional de Juazeiro do Norte mais que dobrou de tamanho e capacidade operacional

A Aena Brasil acaba de entregar o Aeroporto Internacional de Juazeiro do Norte, no Ceará, totalmente renovado e com o dobro do tamanho e capacidade operacional. A entrega faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2 bilhões da concessionária, que também envolveu reformas no aeroporto de Maceió, entregue em julho.

A revitalização do Aeroporto de Juazeiro do Norte envolveu a demolição de uma parte do prédio antigo para reconstrução e melhorias na pista e pátios das aeronaves, tornando os procedimentos de pouso e decolagem mais seguros. O pátio de Aviação Regular ganhou uma 5ª posição e agora pode receber aeronaves maiores, como um Airbus 321.

A pista de pouso e decolagem recebeu fresagem asfáltica, nova sinalização horizontal e vertical e outros ajustes. Foram instaladas RESAs (Áreas de Segurança de Fim de Pista) nas duas cabeceiras e um Papi (Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão), permitindo a chegada segura de aeronaves pelas duas extremidades.

O terminal mais que duplicou em capacidade operacional e tamanho, atingindo 6,5 mil metros quadrados, ante os antigos 2,5 mil metros quadrados. Com a nova capacidade, cerca de 1 mil passageiros poderão ser atendidos e assistidos durante o embarque e desembarque no horário de pico. O setor comercial do aeroporto também está mais espaçoso e contou com a abertura de nove lojas e salas comerciais que serão ocupadas por empresas de alimentação e varejo.

Compromisso com o Meio Ambiente

Em nota, a Aena afirma que seu compromisso com o meio ambiente está presente no consumo de energia 100% renovável e de fontes certificadas, e nas novas estações de tratamento, uma de esgoto e uma de água. Também foi construída uma Central de Resíduos Sólidos com capacidade para segregação de lixos comuns dos infectantes, com destinação dos comuns para cooperativas locais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados