Filip Calixto   |   06/06/2023 11:32

Aena tem sinal verde para tomar posse dos aeroportos do bloco SP/MS/PA/MG

Terminas foram arrematados por R$ 2,45 bilhões na sétima rodada de concessões aeroportuárias

PANROTAS / Emerson Souza
A Aena Brasil vai operar a maior rede de aeroportos concedidos do País, com 17 equipamentos, distribuídos em nove estados, em quatro regiões
A Aena Brasil vai operar a maior rede de aeroportos concedidos do País, com 17 equipamentos, distribuídos em nove estados, em quatro regiões
Como publicado no Diário Oficial da União de hoje (6), foi emitida pela Anac a Ordem de Serviço que dá eficácia ao contrato de concessão firmado entre a Aena e a Agência em março último. Começa então o processo de transição da gestão dos aeroportos do bloco SP/MS/PA/MG, que inclui Congonhas – o segundo maior do País em número de passageiros –, e a companhia dá início aos planos de melhorias, tão necessários aos usuários dos novos equipamentos de infraestrutura da rede. Os demais aeroportos do bloco são Uberlândia-MG, Uberaba-MG, Montes Claros-MG, Campo Grande-MS, Ponta Porã-MS, Corumbá-MS, Carajás-PA, Santarém-PA, Altamira-PA, Marabá-PA.

A partir da validação do contrato, começam então a contar os prazos de 40 dias para que a concessionária apresente os planos de transição operacional (PTOs) dos aeroportos à agência, que tem outros 40 dias para avaliá-los. Depois desses trâmites, serão necessários pelo menos 15 dias para que a Aena assuma a gestão dos equipamentos menores e 45 dias para a transição de Congonhas.

Os aeroportos foram arrematados por R$ 2,45 bilhões na sétima rodada de concessões aeroportuárias em agosto de 2022. Um pouco menos de 50% desse valor seria pago com a apresentação de precatórios, mas, diante da perspectiva de definição das regras para o uso desses recursos apenas em alguns meses, a concessionária fez uma opção pela quitação em dinheiro, com o propósito de manter o cronograma planejado de investimentos no Brasil e dar andamento aos processos necessários para assumir a gestão dos aeroportos.

Com as obras dos Aeroportos do Nordeste estando em fase de entrega, a companhia poderá se dedicar com afinco a esse novo desafio e se consolidar como a maior operadora aeroportuária do Brasil (em aeroportos) e do mundo (em passageiros).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados