VCA Construtora lança rede focada em praia, com VGV de R$ 5 bilhões
Até o final deste ano serão 6 empreendimentos da Yah, que misturam hotelaria, condomínio e multipropriedad
A VCA Construtora anunciou recentemente a criação da rede Yah!, uma unidade de negócios voltada à operação de praia. O objetivo da empresa é que a marca chegue, até 2028, em 50 destinos nos nove Estados da região Nordeste, somando cerca de 20 mil quartos e um valor geral de vendas (VGV) de R$ 5 bilhões.
Até o final deste ano, serão seis empreendimentos – que misturam hotelaria, condomínio e multipropriedade – a serem lançados. Três deles já em agosto, sendo um em Ilhéus e outro em Porto Seguro (Bahia), além da Praia dos Coqueiros (Sergipe). Até março de 2024, mais três.
"Nós vamos operar oferecendo uma experiência inédita na região, capaz de garantir conectividade entre os empreendimentos da marca. E é importante reforçar que atuamos de forma bem objetiva, com os pés no chão, mas com planos ousados de expansão. Os 50 empreendimentos serão lançados em cinco anos (média de dez por ano). E todos devem estar operando em oito anos, considerando a média de 36 meses entre construção e operação", diz o CEO da VCA, Jardel Couto.
Confira o bate-papo completo a seguir.
100XBRASIL - Quanto foi investido na nova unidade de negócios?
JARDEL COUTO - A criação da rede Yah! demandou um aporte de R$ 150 milhões em recursos próprios, da VCA Construtora.
100XBRASIL - Quais são as características da rede Yah? Como se dará sua atuação?
JC - A Yah! foi criada como uma resposta direta à lacuna que percebemos no mercado de hospitalidade no Nordeste, que ainda não possui nenhuma referência de rede capaz de atender com escala o Turismo ao longo da costa litorânea da região. Neste sentido, identificamos uma oportunidade de ampliar nossa atuação e lançar uma unidade de negócios exclusividade voltada à operação de praia.
Na rede Yah! a unidade é 100% do cliente, que possui os 365 dias do ano à sua disposição. Ele poderá usar, locar, deixar que a Yah! faça a locação e ainda intercambiar períodos entre os empreendimentos da rede. Tudo isso em empreendimentos com muita área de lazer e vários serviços agregados, o que dará muita liberdade ao consumidor que adquirir uma unidade.
Nós vamos operar oferecendo uma experiência inédita na região, capaz de garantir conectividade entre os empreendimentos da marca. E é importante reforçar que atuamos de forma bem objetiva, com os pés no chão, mas com planos ousados de expansão: estamos trabalhando para colocar nossa marca em 32 cidades e sete estados das regiões Nordeste (Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas) e Sudeste (Minas Gerais). Juntos, os 12 empreendimentos vão somar um parque hoteleiro de 20 mil unidades e um VGV total de R$ 5 bilhões nos próximos cinco anos.
As unidades serão vendidas com parcelamento em até 240 meses o que dará uma parcela confortável para muitas pessoas que pensam em adquirir sua unidade na praia.
100XBRASIL - Que tipos de produtos são comercializados pela rede?
JC - Produtos de praia. Nosso projeto prevê empreendimentos que visam possuir uma área comum surpreendente, com muito lazer e diversão, um misto de hotelaria com condomínio. Inicialmente, eles serão construídos a partir de estúdios a partir de 20 metros quadrados; quarto e sala com 29 metros quadrados; e quartos com suíte e sala com 45 metros quadrados. No preço, já estarão inclusos todos os itens para uma estada plena, com mobília, decoração, utensílios e enxoval de cama e banho.
100XBRASIL - Que tipo de estudo foi realizado antes da criação da Yah? Quais os resultados?
JC - O destino praia é o preferido entre 95% da população brasileira e 78% dos brasileiros vão à praia ao menos uma vez ao ano. O Nordeste é a região preferida deste consumidor pelas águas quentes, sol em boa parte do ano e uma cultura regional bastante forte com muito lazer e entretenimento, além das belezas naturais. Os aeroportos foram melhorados ao longo do tempo e os destinos estão mais maduros, prontos para recepcionar um conceito de rede que esteja conectada e possa proporcionar a melhor experiencia de custo-benefício para o consumidor.
100XBRASIL - Há uma previsão de quantos empregos serão criados para atender a demanda da nova rede?
JC - A Yah! terá a capacidade de profissionalizar e auxiliar o crescimento dos destinos em várias esferas. Há, no primeiro momento, a capacitação da mão de obra destinada a construção dos imóveis, passa por profissionais dedicados à mobília e decoração e à contratação da mão de obra local para atender as demandas do empreendimento e dos serviços que serão prestados. Além disso, acontecerá um projeto social que busca empoderar a comunidade local com fomento ao empreendedorismo. Cada empreendimento empregará no primeiro momento 300 colaboradores e, no momento da entrega, cerca de 60 pessoas diretas.
É inevitável ter um olhar para o ecossistema que a Yah! conseguirá desenvolver ao buscar o desenvolvimento regional. Os beneficiados serão todos da comunidade local, desde a pessoa que vende a cocada, até o sistema de locação de veículos.
100XBRASIL - Há investidores por trás da criação da nova rede? Em caso positivo, quem são e quanto foi investido?
JC - A Yah! é uma unidade de negócios da VCA Construtora. Sua criação demandou recursos de R$ 150 milhões, que são próprios.
100XBRASIL - Como a VCA vê o mercado Nordeste? Quais as expectativas com esse mercado?
JC - A região Nordeste é rica de inúmeras maneiras e em vários segmentos econômicos, além do próprio Turismo. Nós, como construtores e incorporadores, nos especializamos ao longo dos anos nas modalidades de construção para mercados B2C, entre os quais estão duo residences, smart city e condomínios de casas soltas, nos consolidando no segmento imobiliário do estado da Bahia e da região.
Mas somos inquietos e identificamos uma nova oportunidade. Por isso queremos atuar de forma pioneira com uma rede que seja referência na costa litorânea da nossa região – criada para conectá-la a partir de empreendimentos.
100XBRASIL - Que tipo de experiência/serviço podemos esperar da Yah?
JC - Reduzir as dores e eliminar os atritos. Essa é a premissa básica do projeto. Para isso, a Yah! entregará ao comprador das suas unidades soluções que antes eram impensáveis que vão da gestão condominial, gestão de serviços, gestão de locação até mesmo o inédito serviço de troca de destinos. Por meio do aplicativo, será possível solicitar limpeza da sua unidade ou verificar como anda a locação da sua unidade, tudo isso de forma fluida.
100XBRASIL - A expectativa é atuar em 9 estados diferentes. Quais as prioridades e qual o motivo de escolher esses mercados?
JC - Nós vamos começar anunciando Porto Seguro e Ilhéus, na Bahia. Juntos, os dois empreendimentos somam um VGV de R$ 250 milhões. Paralelamente, já temos confirmada nossa implantação na Barra dos Coqueiros, em Sergipe, com um empreendimento de VGV estimado de R$ 98 milhões.
Os demais mercados seguem com negociação em andamento e já possuímos 21 terrenos negociados. O que motivou a escolha pelo Nordeste foi o fato de ver que não existe uma rede única, que conecta a costa litorânea da nossa região, integrando empreendimentos em Estados diferentes, mas com as mesmas características para nosso cliente/investidor.