Aviva tem 1º semestre recorde e prevê R$ 1 bilhão em 2023; veja entrevista
CEO Alessandro Cunha falou sobre novidades, projetos e estratégias da marca para os próximos meses e anos
A Aviva, rede detentora da Costa do Sauipe, na Bahia, e Rio Quente, em Goiás, registrou, no primeiro semestre deste ano, um recorde histórico de vendas, de acordo com o CEO da empresa, Alessandro Cunha.
Os resultados se devem tanto à consolidação da reputação de marca da Aviva no mercado, como também a inaugurações e novas atrações do Grupo.
O Portal PANROTAS conversou com Cunha a respeito desses resultados, das estratégias de distribuição e perspectivas futuras da empresa.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
PANROTAS: A que você atribui o semestre recorde que obtiveram de janeiro a junho?
Alessandro Cunha: O primeiro semestre de 2023 foi o melhor historicamente para a Aviva. Não só alcançamos o patamar de 2019, como já projetamos, ainda para este ano, um faturamento superior, chegando a R$ 1 bilhão. E os números destes primeiros seis meses só confirmam essa tendência. Este foi um semestre de muitas mudanças e novidades, que auxiliaram nestes resultados.
Além da consolidação da nossa reputação de marca com o mercado, tivemos inaugurações importantes, como o Turbilhados e o Maraé, nova atração e novo restaurante do Hot Park; finalizamos o retrofit do hotel Grand Premium Brisa, inaugurando a categoria Grand Premium na Costa do Sauipe; e voltamos a posicionar Sauipe como palco de grandes eventos, com o Circuito Sauipe.
Além disso, pudemos acompanhar a evolução consistente nos resultados do Aviva Vacation Club, que responde por cerca de metade do faturamento da Aviva hoje. Isso também nos permitiu ter caixa para fazer os investimentos que fizemos. E isso foi possível por conta da maturidade da gestão, treinamentos por meio da plataforma interna UniVO e o foco na jornada de fidelização, com as experiências e benefícios exclusivos, sempre com foco no cliente fidelizado.
PANROTAS: E em julho, o que houve de especial para alcançarem os resultados apontados como histórico?
Cunha: O mês de julho já é, naturalmente, bastante positivo para a Aviva por ser mês de férias escolares, mas este ano realmente foi especial. Nosso resultado líquido ficou 25% acima da expectativa de orçamento neste mês e, considerando o acumulado de janeiro a julho, estamos 46% acima da expectativa. As marcas também tiveram, individualmente, uma ótima performance.
O Rio Quente Resorts teve uma ocupação histórica, acima de 91%. No Hot Park, 2016 tinha tido nosso melhor julho, com 88 mil pagantes e, em 2023, chegamos a 90 mil pagantes e 110 mil visitantes. No acumulado de janeiro a julho, o volume de pagantes alcançou 276 mil pessoas, superando nosso recorde anterior de 273,8 mil, em 2017. O faturamento também foi o maior da história do parque, com R$ 12,8 milhões, só em julho.
Parte desse resultado também está conectado à nossa estratégia de fidelização. Lançamos recentemente o Looping, uma nova assinatura do Hot Park Play que oferece acesso mais frequente ao parque e benefícios em hospedagem. Só no primeiro mês, o produto faturou R$ 1 milhão. Isso também ajudou, claro, nos resultados do nosso clube de férias, que gere a fidelização na empresa. O Aviva Vacation Club teve o maior faturamento de sua história no mês passado, com R$ 110 milhões em vendas de fidelização, sendo R$ 87 milhões só em Rio Quente, superando em R$ 25 milhões nossas projeções. Comparado com o ano passado, o aumento foi de 29%.
Todos os índices foram positivos em julho para o clube: foram 1,1 mil novos clientes de primeira venda, 1,47 mil contratos assinados, 244 upgrades de plano, mais de cinco mil clientes nas salas de vendas nos destinos, superação de 8% em VPG em relação ao valor orçado e crescimento de 4,6% em penetração e 30,7% em conversão. Como as vendas fidelizadas antecipam a receita, já temos garantia de R$ 10 milhões em reservas futuras, nos dando possibilidades de futuros investimentos para continuar trazendo novidades em nosso propósito de fazer famílias felizes.
PANROTAS: Fale sobre as novidades para os destinos, como o novo Hot Park Baía das Tartarugas, em Sauipe, além dos projetos de multipropriedade e timeshare.
CUNHA: O Hot Park Baía das Tartarugas levará para o litoral norte baiano a diversão e entretenimento do nosso parque aquático, já consagrado em Goiás. Faremos um investimento de cerca de R$ 300 milhões. A fase de projeto já está avançada e as obras devem começar no próximo ano, com inauguração prevista em até 36 meses. Hóspedes de Costa do Sauípe terão acesso ilimitado ao parque, que também receberá visitantes pelo dia. Esse projeto faz parte do plano da Aviva de integrar os destinos onde ficam seus complexos, mas considerando e respeitando as regionalidades que fazem de cada destino único. O Hot Park, em Rio Quente, será tematizado e dividido em três lands, e o Hot Park Baía das Tartarugas já nascerá temático e será guiado pela narrativa da tartaruga Marina, personagem da Turminha da Zooeira, grupo de animais que oferece entretenimento e educação ambiental em nossos destinos.
Além disso, os projetos de multipropriedade, em Sauípe, e do InCasa, em Rio Quente, foram retomados e estão com obras em execução. Na Bahia, o antigo hotel Ala Água está em fase de projeto para ser reformado e adaptado para abrigar este novo modelo, e deve ter as primeiras unidades colocadas à venda no próximo ano. O InCasa, já em obras, traz a oferta de mais alto padrão do Aviva Vacation Club para o Rio Quente Resorts. Serão casas com serviços premium que funcionarão no sistema “fractional”, no qual clientes têm o direito de uso por 25 anos, com um número específico de semanas para utilizar. Em junho de 2025, devem ser entregues as casas da primeira fase do projeto.
PANROTAS: Quais são as perspectivas para este segundo semestre e em médio prazo?
CUNHA: O segundo semestre promete seguir essa trilha de resultados recordes que a Aviva vem tendo, garantindo seu protagonismo e pioneirismo no setor. Recentemente, aumentamos o parcelamento para compras de pacotes de viagem, oferecendo pagamentos em até 18 vezes, enquanto o setor tem feito o movimento contrário. A iniciativa visa dar oportunidade a mais pessoas de conhecerem os destinos de forma planejada e com maior facilidade de pagamento.
Entre agosto e outubro, também estamos com uma programação temática em nossos destinos, a Sabores do Brasil, que explora as brasilidades da nossa gastronomia e cultura, com aulas shows com chefs, quermesse, piquenique e mais. O entretenimento continua sendo o pilar central do nosso trabalho, então, dividimos o ano em quatro temáticas com duração de três meses cada. Além do Sabores do Brasil, temos o Arraiô, Verão sem Fim e Movimentaê.
Também devemos ter, cada vez mais, a Turminha da Zooeira presente, para unificar a Experiência Aviva em nossos destinos. As personagens são, também, embaixadores de Sustentabilidade da Aviva. E a temática ganhará cada vez mais espaço em nossas iniciativas. Devemos entrar agora em um novo ciclo da nossa Agenda ESG, lançada no ano passado e que vai até 2025. Três novos temas materiais serão trabalhados neste novo ciclo, em adição aos que já estamos desenvolvendo.
PANROTAS: Como a companhia tem trabalhado parceria com as operadoras e agências de viagens? Qual é o papel desses players no crescimento?
CUNHA: As agências e operadoras são essenciais no crescimento da Aviva e estamos buscando estar cada vez mais próximos desses parceiros. Em fevereiro, fizemos o Aviva Celebra, em Sauípe, para premiar as empresas parceiras que foram destaque. Durante o ano, ainda fizemos lives especiais e encontros presenciais para fornecer informações importantes e novidades sobre nossos destinos. No Fórum PANROTAS, por exemplo, participei de um painel que apresentou, para estes players, um pouco dessa nossa estratégia sustentável. E, certamente, não atingiríamos esses resultados históricos sem eles, que são tão valiosos para o nosso negócio.
PANROTAS: Fale sobre as estratégias de distribuição da Aviva
CUNHA: A nossa estratégia de distribuição é estar em todas as prateleiras. Temos dois produtos de grande volume e a diversificação de canais é fundamental. Apesar de fazermos vendas por meio dos nossos canais diretos, valorizamos e contamos muito com nossos parceiros de agências de viagem e operadoras, além das OTAs. No Aviva Celebra, que fizemos para os parceiros, premiamos os destaques em diversas destas categorias. O Hot Park, por sua natureza, tem inclusive outros canais de venda, especialmente na região de Goiás. O Aviva Vacation Club é, também, um recurso valioso para nosso negócio. Hoje, o clube representa quase metade das nossas vendas, então, ele tem um peso na distribuição dos nossos canais.
PANROTAS: O que vem por aí em termos de produtos?
CUNHA: A partir deste mês, Sauipe ganha novos produtos no portfólio de Destination Wedding. O complexo já oferece a experiência de casamento em um ambiente praiano e sofisticado em cerimônias para mais de 30 pessoas. Agora, passamos a oferecer dois novos pacotes. O “Celebre a Dois” para casais que desejam uma experiência a sós, com café da manhã à beira-mar, massagem, cerimônia intimista e jantar romântico; e o “MiniWed” para quem quer celebrar o momento com as pessoas mais próximas, considerando entre 15 e 30 participantes. Além de tudo o que o Celebre a Dois oferece, o MiniWed ainda tem um jantar para as pessoas convidadas, com bolo, doces e lembrancinhas, além de uma cerimônia mais completa.
O Hot Park também deve ter novidades gastronômicas no segundo semestre, além de continuar sua tematização. Serão três lands: a Casa das Araras será uma área para toda a família e onde terá as atrações infantis, como o Hotibum; a Praia do Cerrado terá como tema principal as ilhas havaianas, que já está presente no novo restaurante Maraé; e a área Aventuras do Cerrado concentrará as atividades mais radicais, como o Turbilhados e o Xpirado.
PANROTAS: Existem reformas/expansões no radar?
CUNHA: Sim. Em fevereiro de 2024, o hotel Premium Sol, na Costa do Sauípe, será temporariamente fechado até o fim do ano para um retrofit, preservando a estrutura original, adorada por hóspedes, mas modernizando toda a experiência. Com isso, elevaremos sua categoria para Grand Premium, assim como fizemos recentemente com o Grand Premium Brisa. O investimento será de cerca de R$ 70 milhões e ele trará uma novidade para o complexo, pois será pet-friendly.
Também estamos reformando quartos no Hotel Pousada, em Rio Quente, que ganhará um ar mais contemporâneo e trazendo elementos da cultura regional, com pedaços de poemas de Cora Coralina compondo a decoração, por exemplo. Além dessas, estamos planejando outras reformas e expansões para os próximos anos, que serão divulgadas no momento oportuno.