Plano de Turismo de São Vicente (SP) prevê investimentos de R$ 30 milhões
Novo Plano Diretor de Turismo pretende aumentar o número de visitantes no município
A Prefeitura Municipal de São Vicente (SP) apresentou um novo Plano Diretor de Turismo que prevê investimentos de R$ 30 milhões no setor. Objetivo é fomentar o Turismo e aumentar o número de visitantes anuais, que hoje gira em torno de 1,6 milhões de turistas.
O novo documento elaborado pelo Senac em conjunto com a prefeitura municipal é uma atualização do antigo Plano Diretor de Turismo elaborado em 2018, que prevê investimentos em sete setores: infraestrutura, serviços básicos, desenvolvimento econômico, gestão ambiental, fortalecimento institucional, produto e comercialização.
Os recursos previstos para obras de infraestrutura partirão do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), instrumento criado pelo governo paulista para transferir recursos diretos para a execução de obras que promovam o desenvolvimento do Turismo em cidades reconhecidas como Estâncias ou Municípios de Interesse Turístico (MITs) no Estado de São Paulo. Exemplos de obras atualmente em andamento no município com recursos do Dadetur são as obras de reforma da Orla do Gonzaguinha e a construção da Praça da Biquinha.
Segundo Paulo Roberto Bonavides, secretário municipal de Turismo, diversas ações na área de produto e comercialização já estão em andamento, com a elaboração de novos roteiros turísticos e participação frequente do município em diversas feiras e eventos do setor turístico.
O Turismo ecológico também é uma preocupação da atual gestão, bem como o Turismo histórico-cultural a partir do resgate de edifícios antigos da primeira vila do País.
“A Cidade vem trabalhando no estreitamento da relação com o Parque Estadual Xixová-Japuí e no projeto de turismo pedagógico Educação Ambiental, com início agora no segundo semestre, contemplando as escolas municipais. Certamente o Turismo de São Vicente tem um potencial imenso e a recuperação dos equipamentos municipais é de extrema importância”
Paulo Roberto Bonavides, secretário municipal de Turismo de São Vicente (SP)