Governo de SP elabora Programa Estadual de Turismo Ferroviário
Objetivo é aumentar o número de trens e de ferrovias dedicadas ao Turismo
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) deu início, em parceria com as secretarias de Transportes Metropolitanos e da Pessoa com Deficiência, ao maior programa dedicado ao Turismo ferroviário no Brasil. Objetivo é aumentar o número de trens em todo o Estado.
O programa prevê o acréscimo de pelo menos dez trens turísticos à malha ferroviária do Estado, incluindo o trajeto Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista e Tambaú-Ribeirão Pires. Outro objetivo é o de aumentar o número de ferrovias usadas para o Turismo, aproveitando a estrutura utilizada para o transporte de cargas para levar passageiros para os principais destinos paulistas. Atualmente, apenas 250 quilômetros de uma malha total de 12 mil quilômetros são utilizados para o Turismo.
O documento final que servirá de base para o Programa Estadual de Turismo Ferroviário será apresentado nos próximos 60 dias, contendo todas as demandas do grupo de trabalho. O encontro aconteceu a bordo de uma Litorina, categoria de trens de passeio de luxo, com destino a estação de Paranapiacaba, em Santo André.
Estiveram presentes no encontro o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena; o presidente da CPTM, Pedro Moro; o diretor de Patrimônio e Comunicação da ANPF, Fabio Barbosa; a secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de SP, Luciane Leite; o diretor de Turismo de Campinas, Eros Marconsini; o diretor da ABPF, Bruno Crivelari; o diretor de Planejamento da CPTM, José Miziara; o chefe de departamento comercial da CPTM, Luiz Liberio; o secretário executivo da STM, Manoel Botelho; o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fábio Picarelli; a assessora de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geiza Aparecida; o presidente do Instituto de Ferrovias e Preservação, Nelson Bueno e o diretor da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Marcelo Scofano.
Segundo a Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), hoje o Brasil possui cerca de 31 trens turísticos em operação, deixando o País no 14º lugar na oferta mundial de trens turísticos. Anualmente, cerca de R$ 3 milhões de passageiros são transportados por trens turísticos, sendo metade deles viajantes do Trem do Corcovado, atração da cidade do Rio de Janeiro que leva passageiros aos pés do Cristo Redentor.