Roteiros, festas e estradas: a receita do Maranhão para fomentar o Turismo
Durante o período de férias, Estado registrou alto consumo de turistas e ocupação hoteleira favorável
O governo do Estado do Maranhão, por meio da secretaria estadual de Turismo (Setur-MA), está apresentando os novos investimentos no segmento de Turismo durante a edição 2023 da Abav Expo. Com a criação de novos roteiros turísticos e investimentos em estradas e aeroportos, o Maranhão pretende aumentar o fluxo turístico, principalmente durante as tradicionais festas populares.
Segundo a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo, os festejos populares, como o São João e festas dedicadas a São Pedro e Santo Antônio, elevaram o fluxo turístico nos meses de maio, junho e julho em mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. "A hotelaria também registrou ocupação de mais de 80% no período em São Luís, mostrando que o turista voltou a visitar o nosso Estado. Mesmo em períodos de baixa temporada, nossa malha hoteleira registra ocupação entre 50% e 60%".
Socorro também destacou investimentos em infraestrutura e acesso, como a construção e duplicação de rodovias estaduais e a construção de uma ponte de acesso entre os municípios de Central do Maranhão e Bequimão, que compõem o roteiro Polo Floresta dos Guarás, que engloba nove municípios.
"O Polo Floresta dos Guarás é um novo produto turístico que está recebendo diversos investimentos. A região possui muitas praias, quilombos ricos em cultura e belezas naturais que ficaram praticamente escondidas por muito tempo devido a dificuldade de acesso, sobretudo em período de chuvas, uma vez que a região é conhecida como o pantanal maranhense. Com os novos investimentos em estradas e vicinais, o acesso ficou muito mais fácil e seguro e o destino passou a receber mais turistas".
Socorro Araújo
Os aeroportos regionais também são uma das preocupações do governo maranhense, segundo Socorro. O governador está investindo na reforma e ampliação dos aeroportos de Barreirinhas, Balsas e Imperatriz. Os dois primeiros são aeroportos regionais que deverão suportar aeronaves de maior porte, além de ampliar sua malha de voos. Já o aeroporto de Imperatriz tem capacidade para aviões maiores e deve receber melhorias em sua infraestrutura para receber mais passageiros.
"Essas ampliações estão sendo discutidas com as principais companhias aéreas para estudar a viabilidade de ampliação dos voos para o Maranhão", concluiu Socorro.
Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo