Setur-MA apresenta ações para o Turismo no Plano Plurianual
Previsão orçamentária definida da secretaria é de R$ 23,5 milhões para o setor de viagens
O foco dos investimentos será na promoção dos diversos destinos turísticos do Estado e na melhoria e ampliação dos serviços neles oferecidos. Outro tema importante é a criação de novos roteiros turísticos que serão incluídos no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), bem como a criação de polos turísticos que atraiam mais visitantes ao destino.
A criação de empregos e estimulo à economia local também são preocupações presentes no plano. Estão previstas ações de qualificação de mão de obra para toda a cadeia do Turismo, a fim de melhorar os serviços oferecidos ao turista. Entre as ações, estão inclusos cursos de estruturação e capacitação para agentes que atuam nos Centros de Atendimento ao Turistas (CAT).
Como forma de estímulo ao emprego e fomento da economia criativa, a Setur-MA prevê o cadastramento de artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), o que irá melhorar o rendimento e futuro de centenas de trabalhadores autônomos que vivem do Turismo local. Com a ampliação no cadastramento de agentes e prestadores de serviços no Cadastur, também previstos no programa, a oferta de empregos na cadeia do Turismo será ampliada.
Por meio de programas como o "Mais Infância Mais Turismo", crianças e adolescentes do Estado participarão de palestras sobre exploração sexual e abuso infantil como forma de combater formas predatórias de Turismo. Para mensurar os resultados obtidos com o plano, a Setur-MA prevê a realização de pesquisas de satisfação pelo Observatório do Turismo do Maranhão.
“Temos o desafio de tornar o Maranhão o destino mais visitado do Brasil, gerar emprego e renda na cadeia do artesanato, bem como tornar a oferta turística qualificada. É dessa forma que iremos atuar de forma coletiva, com o objetivo de destinar os recursos de forma bem mais planejada para que os atores turísticos e o conjunto da sociedade ganhem. Esse é um desafio totalmente possível dentro das ações que iremos executar durante esses quatro anos para que possamos fortalecer ainda mais o segmento turístico no Maranhão”
Socorro Araújo, secretária Estadual de Turismo do Maranhão