Beatriz Contelli   |   20/09/2023 10:55
Atualizada em 25/09/2023 09:21

Descubra o Maranhão: a terra de encantos muito além dos Lençóis

Cenários naturais raros, espaços culturais, gastronomia, praias e dunas fazem parte deste destino único


Divulgação/Maranhão
Centro histórico de São Luís
Centro histórico de São Luís

Basta colocar os pés no Maranhão para ter certeza da sua grandeza, dos seus encantos e da sua energia. A mistura francesa, portuguesa e holandesa torna o Estado ainda mais brasileiro e único. Afinal, em que lugar do mundo é possível presenciar o encontro da Amazônia com o mar? Onde mais se vê um deserto de areias brancas com milhares de lagoas cristalinas? Onde mais se pode apreciar o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal?

Tudo isso e muito mais é o Maranhão. Cenários naturais raros. Povo com raça, com graça, com fé. Patrimônio histórico, cultural e arquitetônico reconhecido pelo mundo. Sabor e afeto. Descanso e diversão. As festas, a dança, o toque e os sotaques fazem parte da vida desse Estado onde originalidade e tradição se misturam a uma culinária singular. O encontro da poesia com a natureza, do esporte com a aventura, da fala com o sorriso, da fauna com a flora.

Maranhão dos azulejos, dos seus casarões ao branco sem fim das suas dunas. Da batida dos seus tambores ao charme da sua arquitetura. Maranhão de lugares que, pelo menos uma vez na vida, merecem ser conhecidos, vividos e experimentados.

Vamos juntos nessa jornada?

São Luís

Passear pelo Centro Histórico de São Luís e conhecer cada rua e dos muitos casarões históricos é uma experiência encantadora. Além de proporcionar uma viagem no tempo, o passeio revela a beleza e o charme dos quatro mil casarões tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Em sua maioria revestidos de azulejos portugueses, os casarões seculares compõem um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos de origem portuguesa ainda preservados da América Latina.

Divulgação/Maranhão
Vista aérea Palácio dos Leões
Vista aérea Palácio dos Leões

Formado pelos bairros da Praia Grande e Desterro, a região concentra museus, centros de cultura, teatros, cinema, bares, restaurantes, feiras e uma infinidade de lojas de artesanato.

O Palácio dos Leões, sede do governo estadual, a Catedral da Sé, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo, entre muitos outros espaços culturais são opções para quem quer conhecer a história da cidade.

Além do Centro Histórico, as praias de São Luís são um espetáculo à parte. A ilha oferece algumas das mais belas praias de nosso litoral, com larga faixa de areia, mangues, dunas, e orlas urbanizadas. São dezenas de opções de bares e quiosques que servem os mais variados pratos e bebidas. As águas tranquilas são propícias aos esportes náuticos como surfe, kitesurf, windsurf e voos de ultraleve.

Região Lençóis e Delta

Os Lençóis Maranhenses ficam no litoral oriental do Maranhão, sendo Santo Amaro e Barreirinhas e Atins, considerados os principais portões de entrada para uma fantástica beleza natural.

Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio Preguiças. São 155 mil hectares de paisagens deslumbrantes, com dunas de até 40 metros de altura e lagoas de água doce e cristalina.

O Parque é considerado uma formação geológica rara no planeta, apresentando um ecossistema único e riquíssimo. As dunas chegam do litoral adentrando em até 25 Km da costa, e as inúmeras e límpidas lagoas se formam com as chuvas do período que vai de dezembro até abril.

Divulgação/Maranhão
Grandes Lençóis
Grandes Lençóis

A melhor época para se visitar os Lençóis é de maio até o início de outubro, sendo a melhor temporada nos meses de junho e julho, quando as lagoas estão cheias e indicadas para mergulhos.

Sua singularidade atrai turistas do mundo inteiro dispostos a encarar caminhadas pelos areais, de se emocionar com cenários de deslumbrante beleza e se deliciar com mergulhos nas águas cristalinas. O convívio com as comunidades locais também proporciona um intercâmbio rico de experiências. Um espetáculo que dificilmente vai se apagar de sua memória.

Localizado na divisa com o Piauí, o Delta envolve a região sob influência do Delta do Rio Parnaíba, que tem 70% da sua área no Maranhão, e é considerado o 3° maior delta oceânico do mundo. Raro fenômeno da natureza que ocorre apenas no rio Nilo, na África, e Mekong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico.

Tutóia e Paulino Neves, respectivamente, compreendem a área dos pequenos lençóis e são considerados os municípios de conexão entre o delta e parque nacional dos lençóis maranhenses, respectivamente.

Divulgação/Maranhão
Delta das Américas
Delta das Américas

Rios, flora, fauna, dunas de areias alvas, banhos em lagoas e de mar são alguns atrativos que o lugar oferece. O roteiro turístico da rota das emoções envolve também o Estado do Piauí e Ceará.

Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege mais de 160 mil hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.

Seu nome veio por conta de seus platôs, que lembram realmente o formato de mesas de pedra. Isso se deu devido aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.

Este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais. O entorno do Parque oferece diversos atrativos imperdíveis. São trilhas que levam a incríveis cachoeiras e mirantes, praias e passeios fluviais e muita aventura. Os cenários são deslumbrantes, ótimos para fotos de natureza, caminhada e observação de aves raras, já que a vegetação do Cerrado atrai muitas aves da região, formando um verdadeiro berçário.

Divulgação/Maranhão
Chapada das Mesas
Chapada das Mesas

Ficou com vontade? Aproveite para acompanhar todas as belezas e riquezas do Maranhão nas redes sociais e baixar o aplicativo Maranhão de Encantos, na Play Store e Apple Store.

Confira o álbum abaixo com mais registros dos encantos dessa terra:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados