Profissionais qualificados e planejamento são desafios para os hotéis
Executivos falam sobre os caminhos para implantar e operar hotéis no Brasil
Durante o Imobtur - evento que discute o mercado de empreendimentos imobiliários turísticos - promovido pela Adit Brasil, Luciana Kuzuhara, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham Hotéis e Resorts mediou uma discussão sobre os desafios da implantação e operação hoteleira no Brasil.
Segundo Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts, ao iniciar um empreendimento hoteleiro, é necessário todo um planejamento para que tudo dê certo. Uma simples aquisição de televisores tem de ser estudada para que o equipamento não fique empilhado em caixas esperando a habitação ficar pronta para recebê-las.
"Imagine um empreendimento de mais de 500 apartamentos. Para equipar esses quartos com colchões eu preciso de uma logística muito bem elaborada para que esses itens subam direto para a habitação, caso contrário eu tenho que alugar um depósito para armazenar esses colchões todos", explicou Zubaran.
Para os palestrantes, muitos hotéis deixam a desejar no quesito planejamento e acabam pagando caro no longo prazo por essas falhas.
Luciano Carvalho, diretor de novos negócios da Trul Hotéis, explicou que é importante estabelecer métricas internas para controlar a qualidade dos serviços que serão prestados e manter o nível dos empregados sempre elevado.
"Trata-se de um ciclo. Se criamos uma métrica onde o funcionário pode se avaliar e avaliar o serviço, quem ganha é o hóspede. Fora isso, temos um foco em criar lideranças dentro de nossos empreendimentos, através de treinamentos e capacitações. Trazer mão de obra local capacitada é essencial para o sucesso de um empreendimento hoteleiro"
Luciano Carvalho, diretor de novos negócios da Trul Hotéis
A escassez de mão de obra para a hotelaria também foi citada por Alexandre Zubaran como um empecilho no mercado turístico como um todo. Segundo ele, por uma questão geracional, é difícil achar profissionais comprometidos com uma ideia ou marca, pois a cultura do mercado de trabalho é pular de um emprego para outro.
"Também há um problema de formação muito grave na nova geração. Temos profissionais saindo da faculdade sem a qualificação necessária para atuar no setor. Portanto esses treinamentos e capacitações não são por acaso, eles são primordiais para que consigamos atender, minimamente, de acordo com o padrão estabelecido pelos nossos hotéis"
Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts
Para os palestrantes, é necessário mudar toda uma cultura empregatícia que não é exclusiva da hotelaria, ou mesmo do Turismo, para o avanço saudável do setor hoteleiro.