Hotéis Boutique: entenda os desafios da hotelaria de luxo no Brasil
Palestrante explica as mudanças de paradigma na hotelaria de luxo ao longo dos últimos anos
Durante o Imobtur - evento focado no mercado de meios de hospedagem, aluguel por temporada e empreendimentos imobiliários e turísticos - promovido pela Adit Brasil, Thiago Monteiro, sócio-fundador da HAUT Incorporadora Design falou sobre o desafio das operações de hotéis boutique no Brasil.
Thiago iniciou sua palestra explicando que o conceito do que é luxo na hotelaria mudou muito ao longo dos últimos anos, e que o foco desse mercado pode ser definido em uma palavra: autoral.
"A hotelaria de luxo mudou muito no Brasil nos últimos anos. O conceito de luxo deixou de ser a torneira de ouro, o piso de mármore e passou a focar na exclusividade, no autoral. Luxo, hoje, é ter um atendimento que saiba suas necessidades, suas preferências. É um luxo mais acessível e mais tangível, pois é algo que realmente influencia na experiência do hóspede".
Thiago Monteiro, sócio-fundador da HAUT Incorporadora Design
Segundo o executivo, o foco agora é a experiência do usuário. O hóspede prefere um serviço personalizado, como ser servido com a sua comida favorita, do que usufruir de uma infraestrutura luxuosa que não necessariamente vai mudar sua experiência.
"As palavras que definem os hotéis boutique no Brasil são: diferenciação, escassez e desejo. A escassez de hotéis boutique, do serviço diferenciado, personalizado, aumenta o desejo de se hospedar nesse tipo de empreendimento", explica Monteiro.
O executivo ressaltou que a arquitetura e o design também são experiências de luxo, mas que o que se espera dessa arquitetura, hoje, é diferente do que era esperado anos atrás. A sustentabilidade, o contato com a natureza e o foco na experiência são artigos de luxo da modernidade.
Segundo o executivo, perceber essa mudança de paradigma no mercado de hotelaria de luxo é essencial para que novos hotéis boutique possam surgir em diversos destinos brasileiros.
"O desafio para o mercado de hotéis de luxo nos próximos anos é deixar de lado o tradicional, os antigos paradigmas e criar novos conceitos. Vamos deixar o hóspede nos dizer o que é luxo e, através de um serviço personalizado, criar um novo paradigma de hotéis de luxo no Brasil", concluiu o executivo.