Bruno Hazov   |   29/02/2024 11:56
Atualizada em 04/03/2024 18:43

Por que o mercado de multipropriedade cresce tanto em cidades pequenas?

Maioria dos municípios que abrigam empreendimentos do tipo possuem menos de 100 mil habitantes


Divulgação/Prefeitura de Gramado
Gramado é o destino com maior número de empreendimentos no modelo multipropriedade do País
Gramado é o destino com maior número de empreendimentos no modelo multipropriedade do País

Um estudo realizado pela Caio Calfat Real Estate Consulting apontou que as cidades que mais possuem empreendimentos de multipropriedade à venda estão a quilômetros das grandes metrópoles e possuem população inferior a 100 mil habitantes, em sua maioria. Caldas Novas (GO) e Gramado (RS) são as localidades com mais projetos no segmento.

Segundo o levantamento, as cidades que sediam empreendimentos multipropriedade possuem em comum a presença de atrações naturais ou empreendimentos de sucesso, como parques temáticos. Em Caldas Novas existe o grande atrativo das águas termais que brotam do solo a até 70ºC e, no caso de Gramado, há inúmeros eventos e manifestações culturais que atraem os turistas.

Para o sócio e diretor de Risco e Compliance da Hectare Capital, André Catrocchio, o interesse dos empreendedores por cidades pequenas é uma tendência desse mercado que deverá se acentuar ainda mais: destinos atraentes para o Turismo doméstico.

“A melhora gradual do cenário econômico está permitindo que cada vez mais pessoas das classes C e D possam fazer a sua viagem anual de férias. Esses destinos oferecem uma estrutura mais profissional de hospitalidade. São ótimas opções de lazer a um preço atraente”

André Catrocchio, sócio e diretor de Risco e Compliance da Hectare Capital

A Hectare mantém investimentos significativos em empreendimentos em Caldas Novas, que possui 12 projetos de multipropriedades em operação, além de Gramado (11), Olímpia-SP (6) e Porto Seguro-BA, com quatro, mesmo número de Salinópolis-PA e Campos do Jordão-SP, segundo a pesquisa da Caio Calfat Real Estate Consulting.

Mercado em franco crescimento

Em julho do ano passado, ponto alto do inverno, a Gramado Parks anunciou o recorde de R$ 117,2 milhões em vendas de unidades de multipropriedades para 1,3 mil famílias. Neste mês, o WAW Group anunciou faturamento de R$ 1,2 bilhão só em comercialização de multipropriedade, em 2023, e projeta crescimento de 20% neste ano.

Confira a lista com as cidades que mais abrigam empreendimentos multipropriedade no Brasil

  1. Gramado (RS)
  2. Caldas Novas (GO)
  3. Olímpia (SP)
  4. Campos do Jordão (SP)
  5. Salinópolis (PA)
  6. Porto Seguro (BA)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados