MTur e Senac-PA querem qualificar profissionais visando a COP 30 em Belém
Qualificação atende à demanda da indústria hoteleira, que receberá a Cúpula do Clima em 2025
O Ministério do Turismo, em conjunto com o secretário adjunto de Turismo do Pará e com o Sebrae-PA, discute ações para qualificação profissional do setor turístico do Pará. O plano de capacitação prevê a preparação da cidade de Belém para a realização da COP 30, que atrairá representantes de todo o mundo.
Em nota, o ministério do Turismo afirmou que expectativa é a de capacitar cerca de 30 mil pessoas até a realização da COP 30. Todos os cursos ofertados são gratuitos e fazem parte da grade curricular do Sistema S.
Com a criação de uma Escola do Turismo, o MTur pretende atender à demanda que será criada durante a realização do evento, que irá agitar os hotéis da cidade e os diversos produtos turísticos da região.
"Entre as ações está a implementação de uma Escola de Turismo, que funcionaria como uma unidade descentralizada do Ministério no estado, em uma parceria com a Secretaria do Turismo do Pará. Serão construídos quartos de hotéis, cozinha industrial, e todo um aparato para formar diversas áreas, como motoristas, cozinheiros, chefes de cozinha, sommelier, arrumadeira, camareira”
Celso Sabino, ministro do Turismo
Geração de Empregos
Ainda esta semana, o MTur se reuniu com o ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para discutir a inserção de mais pessoas no Cadastro Único no mercado de trabalho no setor do Turismo, visando a geração de mais empregos no País.
Em 2023, o MDS criou 65 instrumentos para facilitar a oferta de emprego, cursos de qualificação profissional e ações de empreendedorismo. Até dezembro, foram geradas 13.792 vagas de emprego e contratados 5.842 trabalhadores inscritos no CadÚnico, sendo 2.541 beneficiários do Programa Bolsa Família.