MTur debate ampliação do CadÚnico para empregar mais brasileiros
Nos últimos meses, o setor de Turismo vem sendo um dos que mais emprega pessoas no país
Os ministros do Turismo e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) se reuniram nesta segunda-feira (22) para discutir estratégias para inserir pessoas no Cadastro Único do mercado de trabalho do setor turístico. Nos últimos meses, o setor de Turismo vem sendo um dos que mais emprega brasileiros.
Em 2023, o MDS fechou parcerias com órgãos da administração federal, estados e municípios, além de empresas públicas e privadas, Sistema S e organizações não governamentais para oferecer vagas de trabalho aos inscritos no Cadastro Único. A pasta criou 65 instrumentos para facilitar a oferta de emprego, cursos de qualificação profissional e ações de empreendedorismo. Até dezembro, foram geradas 13.792 vagas de emprego e contratados 5.842 trabalhadores inscritos no CadÚnico, sendo 2.541 beneficiários do Programa Bolsa Família.
Com o crescimento da atividade turística registrado em 2023, as duas pastas acreditam que o setor turístico pode ser um dos principais responsáveis pela retomada dos empregos em 2023. A parceria entre os ministérios terá ênfase no estímulo ao empreendedorismo e nos micro, pequenos e médios empresários.
"Estamos estendendo a mão aos beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único, não apenas para garantir que não enfrentem fome, mas também para proporcionar oportunidades de trabalho digno e honesto. Ter um emprego ou empreendimento no setor turístico é o desejo de muitos que buscam oportunidade no País"
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
No encontro, Celso Sabino comemorou a recente classificação do Brasil como o 15º país mais seguro para viagens em 2024, sendo o único representante da América Latina na lista criada pela seguradora norte-americana Berkshire Hathaway Travel Protection.
"Essa notícia contribui para a redução da pobreza e da desigualdade no País. Queremos proteger as famílias, especialmente as mais vulneráveis, e o Turismo oferece vários novos projetos em que os beneficiários do CadÚnico podem se integrar. Precisamos criar oportunidades de emprego e renda para as famílias atualmente assistidas pelo Cadastro Único, permitindo que alcancem autonomia por meio do crescimento econômico promovido pelo Turismo"
Celso Sabino, ministro do Turismo