Bruno Hazov   |   24/01/2024 14:37

Para os brasileiros,Turismo é 3ª atividade econômica mais importante

Pesquisa do MTur entrevistou brasileiros de todas as partes do País para o relatório Tendências do Turismo


Arquivo MTur
Pesquisa ouviu a opinião de brasileiros acerca das atividades econômicas mais relevantes na geração de emprego e renda
Pesquisa ouviu a opinião de brasileiros acerca das atividades econômicas mais relevantes na geração de emprego e renda

Uma pesquisa realizada pelo MTur indicou que o Turismo é a 3ª atividade econômica mais importante do País na percepção dos brasileiros em relação à geração de empregos. Em primeiro lugar aparecem empatadas Tecnologia e Comércio com média 9 em uma escala de 0 a 10. Turismo aparece com média de 8,8 empatado com os setores da indústria e da agropecuária.

De cada 10 brasileiros, seis acreditam que o potencial de exploração do Turismo como atividade econômica é alto ou muito alto no País. Além disso, para 79% dos entrevistados, o Turismo traz mais benefícios para os destinos do que prejuízos.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Turismo é percebido como um setor importante em todos os atributos avaliados, como geração de emprego e renda (88%), economia do país (88%) e desenvolvimento regional (84%). Para a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Turismo é a segunda atividade que mais emprega no País, ficando atrás do setor de Construção Civil.

"A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do Turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”

Celso Sabino, ministro do Turismo

Metodologia

O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023. Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento traz recortes com quotas de sexo, idade, região, escolaridade e renda.

Veja aqui a pesquisa na íntegra

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados