Carnaval de SP movimenta economia, mas tem pouco impacto sob Turismo
Cancelamento de blocos e baixa adesão de turistas de fora do Estado são principais motivos
O carnaval de São Paulo não deve ter forte impacto na economia da capital, segundo um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O motivo, segundo a entidade, é o cancelamento de mais de 100 blocos de rua e a baixa visitação de turistas de fora, uma vez que 91% do público é formado por moradores da própria cidade.
Segundo dados da pesquisa do Observatório do Turismo (SPTuris), realizada em 2023, apenas 9% dos turistas do carnaval de SP são de fora da cidade ou da região metropolitana e, desses, apenas 6,5% utilizam hotéis e flats, enquanto a maioria (62%), faz viagens curtas - o chamado bate e volta - ou se hospedam na casa de parentes (24%). Essas preferências impactam negativamente na ocupação hoteleira durante as comemorações do carnaval.
A expectativa da entidade é a de que o carnaval de São Paulo arrecade cerca de R$ 200 milhões, mesmo valor movimentado nas comemorações de 2023. Segundo a FecomercioSP, o cancelamento dos desfiles por blocos de diversos tamanhos demonstra a necessidade imediata de uma revisão na estrutura de negócios e organização entre os blocos e a prefeitura.
"Não cabe à administração municipal financiar integralmente as agremiações, mas pode auxiliar na montagem da estrutura para que os blocos funcionem adequadamente dentro das regras, garantindo que a animação e as expectativas dos foliões consigam atrair o patrocínio de investidores"
FecomercioSP, em nota oficial