Setur-SP promove Turismo paulista na Espanha e Portugal
Roberto de Lucena realizou dois roadshows em território europeu e garantiu mais voos ligando SP à Europa
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) encerrou, na última sexta-feira (27), uma ação de promoção turística do Estado de São Paulo no mercado internacional, tendo como foco Lisboa e Madri. Em dois roadshows pela Europa, a equipe do Turismo realizou rodadas de negócios com mais de 200 representantes de operadoras, agências de viagens e investidores europeus e garantiu o aumento de três novos voos semanais ligando São Paulo à Europa para 2024.
O grupo espanhol Avoris, que reúne agências e operadoras de Turismo, representantes do transporte ferroviário, aéreo e serviços de inovação, discutiu com a Setur-SP a possibilidade de novos negócios em São Paulo. Ainda em Madri, o secretário também teve um encontro com Jorge Martín Bernard, diretor da IFEMA, instituição espanhola que realiza feiras internacionais e anunciou a vinda para SP de uma das maiores feiras de frutas do mundo, a Fruits Atraction, em abril em São Paulo. A feira atrai mais de 1,8 mil expositores de 300 países.
Na embaixada do Brasil em Madri, o secretário foi recebido pelo embaixador Orlando Leite e se reuniu com representantes de redes de hotéis e de companhias aéreas como Latam, Iberia, Tap e Air Europa, além da Aena Brasil, para falar sobre o aumento da conectividade SP-Europa. A Aena anunciou a ampliação da oferta de voos, de sete para onze.
Já em Portugal, Lucena participou de uma reunião com o prefeito de Óbidos, localizado a 80 quilômetros de Lisboa, para aprender mais sobre o modelo de gestão do município turístico, de apenas 11 mil habitantes, que recebe mais de 2,5 milhões de turistas por ano interessados em sua vila medieval. Atualmente, a estratégia da cidade é atrair brasileiros e espanhóis. Em visita à embaixada de Lisboa, o secretário foi recebido pelo ex-ministro do TCU, embaixador Raimundo Carreiro, e apresentou as principais ações da secretaria. Nos próximos meses, a Setur-SP vai apresentar um calendário de ações e eventos em parceria, para serem realizados em Portugal.
“Vamos colocar o Estado na prateleira das agências de viagens para que se torne uma opção de qualidade aos viajantes europeus. O objetivo é aumentar o fluxo de visitantes estrangeiros no Estado".
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP