Piracicaba conquista classificação como Município de Interesse Turístico
Cidade de São Paulo precisou comprovar infraestrutura básica, plano de Turismo e atrativos reconhecidos
Piracicaba, no interior paulista, agora é MIT (Município de Interesse Turístico), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo na semana passada. Com a conquista deste título, a cidade pode receber recursos estaduais para investimentos em obras e melhorias que beneficiem a comunidade local e os turistas, ampliando e qualificando a oferta turística, além de repasses em dinheiro no valor de R$ 650 mil anual.
Para obter a classificação de Município de Interesse Turístico, as cidades devem preencher alguns critérios, como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, oferecer serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de Turismo e atrativos reconhecidos. A documentação referente a Piracicaba foi enviada, então, ao Governo Estadual, especificamente ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, que verificou o cumprimento dos requisitos e aprovou a classificação, mediante projeto de lei nº 39, de 2021, da deputada Professora Bebel, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
De acordo com a assessora municipal de projetos, Rose Massarutto, essa classificação evidencia o potencial turístico de Piracicaba e contribui para o desenvolvimento do município no setor.
“Com os investimentos necessários, podemos potencializar nossa cidade para o Turismo, principalmente garantindo qualidade nos serviços aos turistas, preservando os nossos atrativos e planejando outras possibilidades turísticas”, comentou.
“Portanto, entendemos que Piracicaba apresenta as condições, podendo, assim, ser classificada como Município de Interesse Turístico, uma vez que possui potencial turístico, dispõe de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística; dispõe de infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos; possui expressivos atrativos turísticos, plano diretor de Turismo e Conselho Municipal de Turismo”, consta no Diário Oficial do Estado.