Aena conclui transição operacional de 11 aeroportos arrematados em 2022
Concessionária passa a contar com um total de 17 equipamentos de infraestrutura no Brasil
Ao assumir 100% da operação do Aeroporto de Altamira (PA) nesta quinta-feira (30), a Aena Brasil concluiu a transição operacional de todos os aeroportos do bloco SP/MS/PA/MG, arrematados durante a sétima rodada de concessões, realizada em agosto do ano passado.
A concessionária espanhola, que já administrava desde 2020 seis aeroportos no Nordeste, passa a contar com um total de 17 equipamentos de infraestrutura no Brasil, marcando presença em nove Estados de quatro regiões do País, tornando-se responsável por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.
A transferência operacional dos aeroportos foi feita em etapas e envolveu visitas técnicas aos onze terminais com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena Brasil também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.
No próximo mês, a Aena deve entregar à Anac os projetos de reforma, ampliação e modernização dos terminais arrematados, com previsão de entrega para 2026 (exceto para Congonhas, com previsão de entrega para 2028). Antes de assumir a operação desses ativos, a Aena Brasil já havia realizado pagamentos iniciais de R$ 3,3 bilhões previstos no leilão.
Aeroportos privatizados e administrados pela Aena Brasil
- Congonhas (SP)
- Recife (PE)
- Maceió (AL)
- João Pessoa (PB)
- Aracaju (SE)
- Campina Grande (PB)
- Juazeiro do Norte (CE)
- Campo Grande (MS)
- Ponta Porã (MS)
- Corumbá (MS)
- Uberlândia (MG)
- Uberaba (MG)
- Montes Claros (MG)
- Marabá (PA)
- Carajás (PA)
- Altamira (PA)
- Santarém (PA).