Aena Brasil passa a administrar Aeroporto de Marabá (PA)
Primeiro voo sob nova gestão veio de Brasília e primeira decolagem foi com destino a Belo Horizonte
A concessionária espanhola Aena passou a assumir 100% das operações do Aeroporto de Marabá (PA) nesta terça-feira (21). O terminal é o terceiro mais movimentado do Estado do Pará e já recebeu 272 mil passageiros até setembro deste ano.
O contrato de concessão da Aena Brasil para o Aeroporto de Marabá prevê uma série de melhorias na estrutura do aeroporto para aumentar a segurança, conforto e sustentabilidade do terminal.
A Aena Brasil planeja uma ampliação que irá dobrar o tamanho do terminal de passageiros, que deve passar de 1,8 mil metros quadrados para 3,6 mil metros quadrados. O espaço disponível para uso comum será 3,6 vezes maior que o atual.
Entre as melhorias já em andamento, estão a instalação de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras, recuperação do pavimento e preparação de faixa lateral da pista para acesso de carros de emergência.
O projeto completo de revitalização e reforma do Aeroporto de Marabá será entregue à Anac até dezembro, com obras previstas para iniciarem no segundo semestre de 2024, com previsão de conclusão para 2026.
Outros terminais
Atualmente, a companhia opera os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
Nos aeroportos do Nordeste, sob administração da Aena desde 2020, a empresa já investiu cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para melhorar as estruturas, realizando a ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional.