Aena assume administração do aeroporto de Montes Claros (MG)
Concessionária pretende ampliar terminal de passageiros, passando de 2 mil para 3,7 mil metros quadrados
A Aena Brasil passou a administrar o Aeroporto de Montes Clares (MG) à 0h desta quinta-feira (16) com um voo da Gol proveniente de São Paulo. Segundo a concessionária, o terminal do norte de Minas Gerais é o terceiro mais movimentado do Estado, com demanda crescente de passageiros.
A concessionária espanhola, que entre outros aeroportos brasileiros administra o de Congonhas, planeja obras de ampliação para praticamente dobrar o tamanho do terminal de passageiros, passando dos atuais 2 mil metros quadrados para 3,7 mil metros quadrados. A superfície disponível na área pública do terminal será 3,5 vezes maior que a atual.
Além da ampliação estão previstas outras reformas, como a instalação de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras, nova pista de táxi para as aeronaves, novo pátio de aeronaves para aviação comercial e um novo pátio para aviação geral.
Segundo a Aena Brasil, em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto mineiro recebeu 219 mil passageiros, já em 2022, a movimentação subiu para 244 mil passageiros. Além de Congonhas, em São Paulo, a Aena Brasil administra aeroportos de Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Campo Grande, Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
O Aeroporto de Montes Claros é o sétimo equipamento arrecadado na licitação da sétima rodada de concessões a passar para o controle total da Aena Brasil. Outros quatro aeroportos ainda devem passar para a administração da Aena Brasil até o final deste ano, totalizando 11 novos equipamentos aeroportuários sob nova administração.
Confira o cronograma para os próximos aeroportos:
- 21/11 – Marabá (PA)
- 24/11 – Carajá (PA)
- 27/11 – Santarém (PA)
- 30/11 – Altamira (PA)