Aena assume operação do Aeroporto de Corumbá (MS) nesta sexta (10)
Primeiro pouso sob gestão da Aena aconteceu às 9h25, de voo proveniente de Campinas (SP)
Em nota, a Aena afirma que planeja ampliar o terminal de passageiros do Aeroporto de Corumbá em cerca de 50%, passando dos atuais 1,9 mil metros quadrados para 2,8 mil metros quadrados.
Já na área de segurança do passageiro, a Aena pretender instalar um Papi (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) em uma das cabeceiras, além de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. O pátio de aeronaves também receberá melhorias, tanto para aviação geral como para aviões comerciais, que passarão a ter quatro posições de estacionamento.
O anteprojeto de reforma da estrutura aeroportuária será entregue até dezembro à Anac contendo todos os planos para a modernização do terminal. As obras irão se iniciar no segundo semestre do ano que vem, com previsão de entrega para 2026.
Atualmente, a Aena Brasil opera os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Uberlândia (MG), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove Estados do País, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.
Confira o cronograma para os próximos aeroportos:
- 13/11 – Uberaba (MG)
- 16/11 – Montes Claros (MG)
- 21/11 – Marabá (PA)
- 24/11 – Carajá (PA)
- 27/11 – Santarém (PA)
- 30/11 – Altamira (PA)
Histórico do Terminal
O Aeroporto de Corumbá foi o primeiro a ser construído na região Centro-Oeste do Brasil. Em 2019, último ano antes da pandemia, o terminal recebeu 27.795 passageiros. Em 2022, foram 36.942 viajantes. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 19.999 passageiros.